Estagio-3.jpg

Quem nunca se perguntou sobre o que fazer para ter experiência profissional na busca do primeiro emprego?

Neste post falarei sobre uma ótima oportunidade para cumprir com essa exigência do mercado de trabalho!

Mas, primeiro vamos entender o que é experiência profissional?

Trata-se do conhecimento prático da sua profissão. Ela é adquirida quando o indivíduo começa a trabalhar.

Mas espera aí, como conseguir trabalhar sem ter experiência?

Os estudantes têm a oportunidade de adquirir experiência por meio dos Programas de Estágio e Aprendiz. Estes são programas que visam a inserção do aluno ou do jovem no mercado de trabalho, de maneira a se prepararem na busca de conhecimento prático de suas futuras profissões.

Vamos entender o que é cada um destes conceitos?

O Estágio é considerado um ato educativo, tendo em vista que tem como objetivo preparar o estudante para o exercício da profissão. Neste sentido, o estágio deve ser supervisionado e as atividades desenvolvidas devem ter relação com o curso que o estudante está matriculado. No curso de Administração o estágio é obrigatório e é supervisionado por professores que tem como missão orientar a formação e o desenvolvimento profissional do aluno.

Já a Aprendizagem é destinada a formação técnico-profissional
de adolescentes e jovens, desenvolvida por meio de atividades
teóricas e práticas e que são organizadas em tarefas de complexidade
progressiva. Tais atividades são implementada por meio de um contrato de aprendizagem, com base em programas organizados e desenvolvidos sob a orientação e responsabilidade de entidades habilitadas.

experiência-1200x800.jpg

Tanto o Programa de Estágio, como o Programa de Aprendizagem são oportunidades riquíssimas para o aluno ou para o jovem ter o seu primeiro contato com o mundo do trabalho, adquirir conhecimentos práticos, desenvolver habilidades técnicas e atitudinais.

Os alunos da Toledo Prudente podem contar com uma equipe especializada no Núcleo de Estágio e Emprego da Toledo Prudente.

Vale lembrar que para ser contratado na função de estagiário ou aprendiz, o aluno precisa apresentar algum diferencial perante os demais candidatos. Qual é o seu diferencial?

Falaremos sobre esse assunto na próxima postagem.

Até lá!

Topics: Administração, experiência profissional