Acesse nosso portal

shutterstock_689535718.jpg

Olá pessoal! Este é o segundo post da série “Mitos e Verdades sobre Administração”. E hoje, que tal falarmos um pouco sobre as funções do administrador?

Imagino que após realizar a leitura do post anterior sobre o conceito de Administração, você deve estar pensando sobre o quanto a Administração é uma ciência abrangente, não é mesmo?

Em se tratando de mitos e verdades, esta é uma verdade! Afinal, a Administração é uma ciência abrangente, no entanto, para ser um administrador profissional, é necessário estudar suas técnicas e teorias.

Lembre-se, um administrador sem formação é apenas um curioso que toma decisões com base em acertos e erros. Neste sentido, para ser um administrador, é necessário ter uma formação especializada e baseada em conhecimentos sistematizados.

Aliás, estes conhecimentos referem-se às capacidades técnicas e ao cumprimento das condutas éticas da profissão.

Com relação às funções do administrador, podemos citar as funções de Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Vamos saber um pouco mais sobre cada uma delas?

A função Planejamento significa o estabelecimento de objetivos organizacionais e de que forma o administrador poderá mover recursos para alcançá-lo.

A Organização diz respeito à forma como os recursos serão organizados para se colocar em prática tudo aquilo que foi planejado.

Direção se refere à capacidade de liderança, ou seja, de que forma os Recursos Humanos serão mobilizados para o alcance dos resultados desejados.

A função Controle diz respeito ao estabelecimento de indicadores de desempenho, é por meio do Controle que o administrador é capaz de mensurar o desempenho da empresa e estabelecer medidas corretivas e preventivas para que a organização atinja os objetivos estabelecidos no momento do Planejamento. 

Vamos falar sobre mitos e verdades sobre Administração?

Qualquer um pode exercer a Administração como Profissão?

Este é um Mito, a Administração de Empresas é uma profissão regulamentada pelo Conselho Regional de Administração - CRA. Portanto, exercer a profissão sem regulamentação é considerado um ato ilegal e punível.

Vamos lá! No próximo post, iremos falar um pouco da evolução da Administração ao longo dos anos.

 * Maximiano, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

Topics: Administração, administrador de empresas, funções de um administrador

Cíntia Evangelista

Written by Cíntia Evangelista

Coordenadora do curso de Administração

Recent Posts

   

Inscreva-se em nosso blog