Acesse nosso portal

especializacao-em-arquitetura-de-hospitais-clinicas-e-laboratorios.jpg

Neste mês, a revista Móbile, distribuída pelo Conselho de Arquitetura, publicou uma matéria que interessa a todos nós e que trata da Arquitetura Limpa.

Mas do que trata essa matéria? Uma Arquitetura sem ornamentação? Uma Arquitetura que possibilite fácil realização de serviços limpeza? Você já ouviu falar sobre isso?

A Arquitetura Limpa é um tema bastante atual e um dos grandes avanços para a construção civil nos dias de hoje. Trata-se da arquitetura preocupada com a reciclagem dos resíduos que produz e na correta destinação do entulho das obras.

Vamos pensar um pouco?

Quando você faz uma reforma ou constrói uma casa, faz o aluguel das famosas caçambas de entulho, correto? Mas, você já parou para pensar para onde vai esse resíduo?

Infelizmente, na maioria das vezes, o que vemos é a colocação desse entulho em locais inadequados como os terrenos baldios e fundos de vale.

Olha que bacana! Está surgindo uma forma diferente de lidar com esse tipo de material.

Atualmente, existem algumas usinas de reciclagem que reaproveitam restos da construção civil para que esses materiais possam ser reutilizados.

São restos de tijolos, azulejos, madeiras, pisos. Tudo isso poderá ser moído e transformado em um novo material.

Um exemplo disso é a obra do Parque do Povo, na cidade de São Paulo. Na obra, cujo o projeto é de autoria do arquiteto André Graziano, foram reaproveitados cimento, concreto e tijolos para a execução das calçadas, ciclovias e passeios internos.

Você já pensou na economia que podemos conseguir por meio da Arquitetura Limpa? Pense nisso!

Topics: Arquitetura, Arquitetura e urbanismo, Arquitetura Limpa, qual a diferença entre arquitetura e urbanismo

Júlia Fernandes

Written by Júlia Fernandes

Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente

Recent Posts

Inscreva-se em nosso blog