Acesse nosso portal

shutterstock_261610358.jpg

Você já ouviu falar em estágio e trainee? Você sabia que são termos diferentes? Que tal entender melhor?

Quando você está cursando a faculdade de Arquitetura e Urbanismo, vai encontrar uma disciplina chamada Estágio Obrigatório ou Estágio Supervisionado. O objetivo dessa disciplina é proporcionar ao aluno uma experiência prática, por meio de vivência no mercado de trabalho, conhecimento de rotinas profissionais, além da preparação para a atuação autônoma.

Mas o que muitos devem se perguntar e até mesmo desconhecem, é a diferença entre o Estágio Obrigatório e um Programa de Trainee?

Enquanto o estagiário obrigatoriamente precisa estar matriculado em um curso de formação superior, o trainee poderá ter concluído seu curso de graduação há dois anos, no máximo.

Além disso, o estagiário não poderá dedicar mais do que seis horas diárias no exercício das atividades, enquanto o trainee poderá ter a carga horária de até oito horas por dia.

Uma diferença crucial entre o estagiário e o trainee se refere à forma de contratação. Os trainees são contratados com carteira assinada, tem direito a férias, 13º salário, FGTS, ou seja, os benefícios trabalhistas são garantidos.

Para o estagiário, a contratação garante férias e remuneração estabelecidos através de um contrato. Parece muito bom ser trainee, não é?

Sim, porém como os salários e encargos são maiores, as vagas que são abertas são em quantidade bem inferior aquelas abertas para os estagiários.

Mas não se engane! Assim como o salário maior, as responsabilidades do trainee também são superiores ao do estagiário.

Enquanto o estagiário vai passar por uma complementação da formação e apresentação do dia a dia da profissão de Arquitetura, o trainee passa por todas as áreas da empresa com o objetivo de capacitá-lo para cargos futuros dentro da organização.

Na próxima semana continuaremos a falar sobre a carreira em Arquitetura e Urbanismo e conheceremos mais sobre os termos júnior, pleno, sênior.

Que tal?

Até a próxima semana!

Topics: Arquitetura, Arquitetura e urbanismo, estágios, estágio, trainee, diferença entre estágio e trainee

Júlia Fernandes

Written by Júlia Fernandes

Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente

Recent Posts

Inscreva-se em nosso blog