Acesse nosso portal

shutterstock_284363741.jpg

O arquiteto e urbanista tem um campo de atuação bastante vasto. A opção mais comum e também a mais desejada pelos alunos que acabam de se formar é começar a trabalhar como autônomo.

Para isso, é preciso que o profissional faça o seu registro junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo e também a sua inscrição como prestador de serviços na Prefeitura da localidade em que irá trabalhar.

Ao trabalhar como autônomo, o arquiteto poderá optar por abrir uma pequena empresa ou somente emitir recibos de pagamento como autônomo. Em ambos os casos, são descontados os impostos devidos, entretanto, a pequena empresa poderá possibilitar a participação em licitações e concursos.

A área de atuação do arquiteto enquanto autônomo é por ele decidida, mas geralmente sendo mais próxima da área com a qual tem mais afinidade. Por exemplo, se o profissional gosta de paisagismo, provavelmente irá atuar com mais frequência nessa área.

Se é mais atraído pelo Urbanismo, irá procurar participar de licitações para elaboração de planos e projetos voltados à cidade, ou ainda se gostar mais de projetos de Arquitetura, sua dedicação será maior nessa área.

Outro campo bastante interessante de atuação dos profissionais arquitetos são os órgãos públicos. Trabalhando em prefeituras, governo do estado ou governo federal os arquitetos podem desempenhar múltiplas funções.

Aliás, é possível trabalhar na área de aprovação de projetos e fiscalização de obras, trabalhar com a elaboração de planos e projetos (os mais variados possíveis) destinados à população como um todo, realizar projetos de obras de restauro de edifícios.

Uma terceira opção é o trabalho como funcionário de empresas privadas, podendo ser elas construtoras, incorporadoras, empresas de projetos, fiscalizadoras e até mesmo locais não imaginados como as emissoras de TV na elaboração de cenários para programas e novelas.

E aí se animou? Opções não faltam, não é?

Vem para Arquitetura e Urbanismo!

Quais são os diferenciais do curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo  Prudente?

Topics: Arquitetura, Arquitetura e urbanismo, campo de atuação, arquiteto, arquiteta, arquiteto e urbanista

Júlia Fernandes

Written by Júlia Fernandes

Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente

Recent Posts

   

Inscreva-se em nosso blog