depositphotos_45805783-stock-photo-architect-designer-desktop-background.jpg

Você sabe qual a diferença entre um arquiteto e designer?

Que tal começarmos pela regulamentação da profissão? O arquiteto e urbanista tem sua profissão regulamentada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU e sob a sua atuação incidem diversas normativas (atribuições legais), responsabilidades técnicas e também punições em casos de responsabilização por dano civil.

A profissão de designer de interiores, embora tenha sido reconhecida recentemente (2015), ainda não possui um conselho regulamentador mas sim, uma Associação Brasileira de Designers de Interiores – ABD que congrega os interesses dos profissionais dessa área mas, não tem papel fiscalizador.

Outra diferença entre as duas profissões é o tempo de formação. O curso de arquitetura e urbanismo é organizado em 5 anos e tem em sua matriz curricular uma abrangência bastante grande em áreas de projetos de arquitetura, urbanismo, paisagismo, interiores, planejamento urbano, tecnologia e estruturas, preservação e conservação de patrimônio. Os cursos de design de interiores, são geralmente, tecnólogos com duração de 2 anos e tem uma matriz mais voltada aos espaços internos, como composição, ergonomia e cores.

planejamento_designinteriores.png

Ambas as profissões podem e devem trabalhar em conjunto. As atribuições do designer de interiores estão mais relacionadas à organização de espaços internos como escolha de móveis, definição de acabamentos e cores, especificação de materiais – é importante salientar que o designer de interiores não pode realizar nenhuma alteração física no espaço já edificado e nem propor nenhum tipo de construção.

Já o arquiteto e urbanista tem atribuições mais amplas já que em sua formação são abordados temas como, história da arte, história da arquitetura e do urbanismo, representação gráfica, informática, resistência dos materiais, construção, planejamento urbano, projeto de edificações, conforto ambiental, paisagismo, arquitetura de interiores, entre outros.

A formação em um curso de arquitetura permite que atue em várias áreas como: estudo e planejamento de projetos, execução de desenho técnico, elaboração de orçamento, padronização, mensuração e controle de qualidade, execução de obra e serviços técnicos.

Seu trabalho se inicia a partir do momento em que se escolhe o terreno para a construção, ou seja, a implantação de seu projeto; com parecer sobre localização, legislações idílicas e urbanas, aspectos ambientais e topográficos.

E ai? Ajudei a definir sua futura profissão?

Topics: Arquitetura e urbanismo, diferença entre arquitetura e design, arquitetura e design, arquiteto e designers

Júlia Fernandes

Written by Júlia Fernandes