shutterstock_273522035.jpg

Você sabia: não basta ter graduação em uma renomada instituição de ensino superior para que você possa exercer as funções do contador? É, precisamos ir além.

Em 2010, o CFC - Conselho Federal de Contabilidade, por meio da Lei 12249 tornou obrigatória a aprovação dos estudantes de contabilidade no Exame de Suficiência para que os universitários sejam aprovados para inserção no mercado de trabalho com o objetivo de exercerem as prerrogativas da profissão contábil.

Mas, você sabe o que é o Exame de Suficiência?

Duas vezes por ano, o CFC realiza uma prova em nível nacional para que os alunos graduados e graduandos de Ciências Contábeis sejam avaliados e se aprovados, tenham direito à sua inscrição como contador habilitado para o exercício profissional da profissão.

Acontece porém, que a média nacional dos alunos que realizam esta prova é muito baixa. Por exemplo, no último exame que ocorreu em março de 2017, o índice de aprovação foi de apenas 25%. Enquanto isso, a média geral desde que o exame passou a ser aplicado (2011 a 2017) foi de 36,7%.

A pergunta que fica é: Porque o índice de aprovação é tão baixo?

O Centro Universitário Antonio Eufrásio de Toledo têm alcançado índices de aprovação de seus alunos acima de 80% em todos as suas edições. Legal, não é?

Uma coisa é certa, todas as profissões deveriam avaliar seus alunos e profissionais, pois com isso, ganharia a sociedade, ganharia o Brasil.

Onde são os maiores índices de aprovação no Exame?

Topics: Ciências Contábeis, cfc, exame de suficiência, aprovação

Everson Juarez