18745539.jpg

Nos últimos textos, falamos sobre as principais oportunidades para o bacharel em Direito, com destaque para as grandes oportunidades de concursos e áreas que precisam de profissionais qualificados.

Cada carreira jurídica reúne profissionais essenciais às funções do Estado, que executam relevante missão na defesa da justiça e da sociedade.

Mas você sabia que tem coisas que ninguém te conta sobre o curso de Direito?

Por isso, vou te contar algumas coisas relevantes hoje!

1- O curso de Direito apresenta matérias que envolvem cálculos. Sim, o curso de Direito envolve muitas áreas do conhecimento e a matemática é uma delas! Geralmente escuto jovens que buscam a área jurídica para fugir da matemática. Tudo vai bem até que ele se depara com matérias que exigem não apenas o conhecimento jurídico, mas também os temidos cálculos. Mas calma, eles são simples e envolvem verbas trabalhistas, cálculos de pena e de prescrição.

2- O Direito para a paz: Ao escolher a carreira jurídica, é importante ter em mente que o operador do Direito atua diretamente com o conflito, lidando com problemas difíceis que surgem na vida das pessoas. Por isso, o advogado deve trabalhar em favor da pacificação social. O curso de Direito permite conhecer os direitos e garantias dos cidadãos, assim como os deveres das autoridades publicas, fornecendo ampla explicação sobre o funcionamento da sociedade.

3-  Trabalho de Conclusão de Curso: Para concluir o curso de Direito, é preciso elaborar um trabalho de conclusão (TCC), onde os alunos realizam pesquisas, sob a orientação de um professor, sobre uma área especifica e ao final, realizam uma defesa oral da pesquisa.

4- Exigências para advogar: Para atuar como advogado, não basta obter a conclusão do curso superior. É preciso ainda ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

5- Quero prestar concurso público, preciso ter a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil? Depende! No campo do Direito, poucas respostas serão SIM ou NÃO. E esse é um desses casos, a exigência da aprovação no exame da ordem se deve a necessidade de comprovar os 3 anos de atividades jurídicas exigidos para assumir alguns cargos públicos nas carreias jurídicas, como magistratura, ministério público e defensoria.

E aí, algum dos itens já era do seu conhecimento?

Até a próxima!

Topics: Direito, coisas que ninguém conta sobre o Direito, particularidades do Direito

Larissa Costa

Written by Larissa Costa