Acesse nosso portal

shutterstock_447596347.jpg

Já falamos em outros posts, que as carreiras jurídicas apresentam grandes possibilidades de concursos, e sem dúvida a carreira de Promotor de justiça é uma das queridinhas dos formados em Direito.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse profissional, que é considerado um super-herói do mundo jurídico?

Nós sabemos que cada País tem um conjunto de leis para organizar a vida em sociedade, certo? Mas quem fiscaliza se as leis e os direitos da população estão sendo respeitados?

Você tem dúvidas? Vem que eu te conto um pouco mais sobre as funções do Promotor de Justiça!

O promotor tem como função principal a defesa dos direitos e garantias da sociedade.

Com uma remuneração inicial fixada em R$ 26.125,17, o Promotor é um funcionário público responsável pela fiscalização de atos que podem gerar prejuízos para as pessoas e a sociedade como um todo.

Podemos dizer que o Promotor é responsável pela defesa da ordem jurídica, protegendo a população nos mais diversos assuntos, como por exemplo na área criminal, atuando no combate à criminalidade e na fiscalização do cumprimento de penas.

Ele também poderá atuar na área cível, em questões relacionadas a saúde, interesses dos idosos, das crianças e adolescentes, em temas que envolvem o consumidor, assim como a proteção do meio ambiente, proteção aos direitos dos trabalhadores, a defesa do patrimônio público, e muito mais!

É importante dizer que a atuação deste profissional apresenta desafios diários. Ele atua ao lado dos juízes, nas audiências e acompanhando os processos judiciais e devem cuidar sempre dos direitos da população, por isso a formação humanística tem grande importância para esse profissional.

Mas o caminho para compor o Ministério Público não é fácil. Para conseguir a aprovação no concurso público, além de ser formado em Direito e ter 3 anos de atuação profissional, você precisará se dedicar muito ao estudo das teorias do mundo jurídico, desenvolver a escrita e uma boa comunicação oral.

Gostou das dicas?

Continue nos acompanhando, na próxima semana vamos conhecer um pouco sobre a atuação do Defensor Público.

Faça como eu, faça Direito!

Quer começar a estudar no 2º semestre de 2017?

Topics: carreiras jurídicas

Larissa Costa

Written by Larissa Costa

Estagiária Docente do Curso de Direito

Recent Posts

Inscreva-se em nosso blog