Está em dúvida sobre quais áreas do Direito deve apostar?

Que tal conhecer um pouco sobre a trajetória e a atuação de um Promotor de Justiça?

Hoje vamos conhecer um pouco da história do Promotor de Justiça e professor na faculdade de Direito, Gabriel Lino de Paula Pires.

promotor em prudente.jpg

Atualmente o Dr. Gabriel integra o GAEMA (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), atuando em inúmeros inquéritos e ações civis públicas de natureza ambiental.

Mas você sabe o que o levou a fazer a faculdade de Direito em Presidente Prudente?

Para ele, o início da trajetória no ramo jurídico não foi nada romântico.

Como acontece com muitos jovens, a escolha do curso superior ocorreu mais por aspectos práticos do que por uma consciência de vocação.

Considerando a necessidade de estar perto da família e continuar ajudando seu pai na atividade comercial que ele desenvolvia, Gabriel escolheu permanecer em Presidente Prudente.

Assim, em 1997, dá início ao curso de Direito na Toledo Prudente, atraído então pela tradição e qualidade no ensino jurídico. Além disso, sua mãe lecionou na instituição na década de 1980, criando uma ligação afetiva com instituição de ensino superior em Presidente Prudente.

Gabriel passou os 5 anos da faculdade ocupado com os afazeres do comércio familiar e apenas no último ano da faculdade despertou a possibilidade de trilhar o caminho de uma carreira pública.

Viu? Sempre é tempo de tomar uma boa decisão e estudar com seriedade para um concurso público.

Em 2002 quando terminou o curso de Direito em Presidente Prudente, Gabriel foi para São Paulo até ser aprovado para o Ministério Público de São Paulo, após cerca de 1 ano e meio de estudos intensivos.

Quem se dispõe a trilhar este caminho deve saber que será necessário sacrificar muitos momentos de lazer para que se possa desenvolver uma capacitação séria.

Mas segundo Gabriel, essa dedicação vale a pena!

DSC_0656.jpg

“Numa época em que quase ninguém mais se importa com o outro, ser Promotor de Justiça permite romper essa lógica extremamente individualista e trabalhar por causas eminentemente coletivas.

É uma carreira valorizada no Brasil, que garante uma boa remuneração e boas condições de trabalho.

Por outro lado, é cada vez maior a cobrança dos órgãos de controle e da própria sociedade em relação aos profissionais das carreiras públicas.

Realizo-me diariamente nesta profissão, pois ela possibilita que se exerça diariamente um trabalho que tem um sentido de doação ao próximo”.

Gabriel Lino de Paula Pires é Mestre e Doutorando em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Atualmente, leciona no curso de Direito da Toledo Prudente Centro Universitário.

Topics: profissões do direito, profissionais do direito, profissão promotor, faculdade Direito Prudente, melhor faculdade Direito Presidente Prudente, melhor facul de direito de prudente, profissão promotoria

Larissa Costa

Written by Larissa Costa