2.jpg

No texto de hoje vamos conhecer um pouco da trajetória pessoal do professor Cristiano Lourenço Rodrigues, e de sua atuação profissional como PROCURADOR DO TRABALHO.

Nascido em São Paulo, em um bairro tipicamente operário da Zona Leste, amparado por uma pequena família, pai, mãe e irmão mais novo, o professor Cristiano teve sempre seu pai como ídolo.

A entrada na pré-escola foi um marco divisor, despertando a paixão pelos livros e o amor aos estudos. O professor Cristiano nos conta que desde cedo, teve a certeza de que só a educação transforma e liberta, em todos os anos estudou em escolas públicas da capital, e vivenciou as dificuldades estruturais. Guarda hoje saudades dos professores desse período, abnegados e comprometidos.

Com muito esforço, o jovem Cristiano, presta a prova de seleção e ingressa na Escola Técnica Federal (atual CEFET/SP), uma instituição pública federal de 2° grau. Entre os colégios mais renomados de São Paulo, busca se preparar para realizar o sonho de ingressar na USP.

Acalantando o sonho de seu pai, inicia o curso de Engenharia em uma faculdade particular da capital paulista, com toda a sorte de obstáculos.

Mas, aquele menino apaixonado por humanas, decidiu buscar uma vaga no lendário Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo. Depois de um ano no curso de Direito da PUC/SP, com imensa dificuldade para honrar a cara mensalidade, ingressou na USP.

Sobre essa saudosa passagem de sua trajetória ele nos diz: “Foi, sem dúvida, um dos dias mais felizes da minha vida. Chorei tanto, que o rosto ficou dois dias inchado. O meu amado pai, que escovou os globos de luz em frente ao prédio histórico, nunca pôde imaginar que seu filho estaria ali”.

O caminho não foi fácil. O professor Cristiano dedicou muitas horas de estudos para os concursos públicos, tendo reprovado em dezenas deles, até ingressar na AGU, como procurador do INSS, em Maringá/PR.

Mas nossa história não termina aqui. Eis que após uma primeira tentativa fracassada, Cristiano é aprovado em um dos concursos mais difíceis e concorridos do país.

Já sem a companhia do pai, que faleceu cinco anos e meio antes, no dia 09/11/2006 ocorre posse no novo cargo, e as lágrimas tomam novamente seu rosto.

Para o menino sonhador, ainda faltava realizar um sonho: ser professor no curso de Direito. E foi na Toledo de Presidente Prudente, com o estimulo do amigo e coordenador do curso Sérgio Tibiriçá Amaral, que mais um sonho tornou-se real.

Ele ainda nos deixa um conselho: “Digo aos meus alunos, não deixem de acreditar. Contem com o próximo, num exercício pleno e contínuo de solidariedade. Comungar, viver com entusiasmo, enfim, amar o próximo e a vida”.

Cristiano Lourenço Rodrigues, é PROCURADOR DO TRABALHO. Mestre em Direito pela UEL e professor nas disciplinas de processo do trabalho e prática trabalhista.

Topics: profissionais do direito, grandes profissionais do direito, o que faz um procurador

Larissa Costa

Written by Larissa Costa