Acesse nosso portal
crise_gestao_financeira.jpegDesemprego, negócios fechando, política, reforma previdenciária, operação Lava-Jato, recessão. Enfim, essas são palavras ouvidas a todo instante pelos brasileiros já há dois ou três anos. Quando boas notícias surgem e vem a esperança de melhora, novidades ruins quase sempre são divulgadas, nos colocando novamente a pensar: qual caminho iremos seguir frente a tanto desgaste?

E como será que as empresas se comportam diante de todo esse quadro?

Quando conversamos com empreendedores, especialmente os micro e pequenos, dificilmente um sorriso surge quando se trata da situação atual e das perspectivas para o futuro. O aspecto caixa é uma preocupação constante, o faturamento vem logo atrás, ao passo que a inadimplência de seus clientes também não fica longe. Ou seja, é o mundo empresarial em crise diante da falta de confiança e de esperança.

Contudo, a sabedoria tradicional nos diz que na crise surgem as melhores oportunidades.

O formado em Gestão Financeira pode ser o vento que sopra ao contrário das tendências no mundo empresarial. Sua capacidade multidisciplinar e formação prática podem trazer aos empreendedores aquilo que hoje lhes falta: ânimo e esperança. Afinal, não se duvida do papel que as finanças assumem em qualquer negócio, especialmente naqueles mais sensíveis a momentos de crise, ocasiões em que os empreendedores deixam aflorar as emoções e muitas vezes não agem com a melhor razão na busca de resultados.

Por isso, nada melhor que bons gestores financeiros chefiando o papel de identificar brechas para a retomada do prumo da empresa, entendendo onde estão as falhas, trazendo oportunidades, oxigenando a empresa como um todo, colocando pagamentos em ordem, mudando tendências e devolvendo a confiança aos empreendedores.

Infelizmente o mercado segue carente de profissionais com atitudes de reação à crise. Hoje, tudo que escutamos é: “um dia melhora”, “vamos seguir lutando”, “pior que está não vai ficar”. Ou seja, vemos homens de negócios agindo passivamente diante de um cenário preocupante.

Vemos, sem dúvida, que o gestor financeiro é e continuará a ser um identificador de boas oportunidades. Ligar pontos de contato nas empresas em crise é, dentre tantas outras, uma função desse profissional. Para que possamos superar todo esse quadro em breve, nada mais necessário que manter as finanças em ordem e distantes de qualquer pensamento negativo.

Assistir vídeo do curso

Topics: Gestão Financeira, Gestor, Empresa em crise, Solução

Fernando Hungaro

Written by Fernando Hungaro

Professor da Toledo Prudente

Recent Posts

   

Inscreva-se em nosso blog