Acesse nosso portal
consultor_financeiro.jpgOlá! Em nosso papo de hoje gostaria de abordar uma área de atuação do Gestor Financeiro, que é a atividade de consultoria.

Assim, que tal compreendermos primeiramente o que é um consultor?

Trata-se de um profissional com conhecimento técnico e experiência, logo um especialista em uma área específica, no caso aqui discutido, um Gestor Financeiro.

O que faz um consultor financeiro e onde pode atuar?

Este profissional atua tanto no setor público (área governamental) quanto privado, avaliando riscos e oportunidades para projetos de investimentos. Como exemplo podemos citar a avaliação do risco e retorno de um projeto de abertura de uma nova empresa ou até mesmo ampliação.

O consultor financeiro irá avaliar por exemplo, qual a taxa de retorno, conhecida pela sigla TIR – Taxa Interna de Retorno, que será comparada com o custo do recurso aplicado, que assume o papel da Taxa Mínima de Atratividade – TMA. Você concorda que uma TIR igual a TMA, demonstra que o retorno do investimento é igual ao custo dos recursos investidos? Pois bem, assim já podemos concluir que o consultor financeiro irá adotar como um dos critérios técnicos para avaliar a viabilidade econômico-financeira de um projeto, que a TIR seja maior que a TMA, ou seja, que o retorno do projeto seja maior que o custo dos recursos aplicados.

O mesmo projeto que foi elaborado por um consultor financeiro, caso necessite de recursos complementares a serem pleiteados no mercado financeiro, será também avaliado por um outro consultor financeiro, que atua na área de avaliação de projetos da instituição financeira, visando detectar riscos e assim dar um parecer quanto à liberação do recurso que irá financiar o projeto.

Cabe também ao consultor ou gestor financeiro avaliar a situação econômico-financeira da empresa, ou seja, os indicadores que irão demonstrar a saúde financeira da organização. Isso chamamos de diagnóstico da situação econômico-financeira da empresa. Como exemplo, podemos citar o resultado da empresa, que pode ser lucro ou prejuízo. Esse indicador chamamos de lucratividade. Existem vários outros, como liquidez, ou seja, disponibilidade de recursos financeiros (caixa) e grau de endividamento da empresa no curto e longo prazo. Os indicadores funcionam como uma “bússola” que nos permite saber o “curso da embarcação” chamada empresa.

Assim como o médico, o consultor ou gestor financeiro após o diagnóstico irá apresentar suas recomendações para adequar o quadro da saúde de seu “paciente”, no caso a empresa, de forma que volte a apresentar os melhores indicadores possíveis.
É papel também do consultor financeiro, orientar quanto às melhores alternativas de investimento de acordo com o recurso disponível e perfil do investidor.

Gostou? Vamos fazer Gestão Financeira?

Até o nosso próximo encontro!


Assistir vídeo do curso

Topics: Gestor Financeiro, Função, Consultor

Douglas Fernandes

Written by Douglas Fernandes

Professor da Toledo Prudente

Recent Posts

   

Inscreva-se em nosso blog