carga-tributária.jpgO graduado em Gestão Financeira é um profissional que possui conhecimentos em todas as áreas financeiras da empresa, realizando o planejamento financeiro, aprimorando a sua organização, a captação e a aplicação de recursos da melhor forma possível.

Dentre esses conhecimentos multidisciplinares desse profissional, sem dúvida, entra a gestão tributária. Não quer dizer que o gestor financeiro deva fazer o papel do contador ou do advogado, mas como gestor financeiro ele deve ter conhecimento dos principais pontos acerca da empresa, em especial o tributário.

É importante conhecer as regras tributárias, uma vez que o Brasil possui uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo, e, por consequência, uma estrutura legislativa das mais complexas, o que sensivelmente interfere nos índices de mortalidade e lucratividade das empresas.

A gestão tributária é estudada com o foco principal de atribuir ao gestor financeiro ferramentas eficazes, lícitas e que gerem economia tributária para as empresas. Atualmente, pensar em planejamento tributário deixou de ser supérfluo e passou a ser uma questão de sobrevivência para as empresas.

Por tudo isso, o gestor financeiro é um profissional de suma importância na atual conjectura empresarial, uma vez que é o elo entre os sócios da empresa, o contador e o advogado, para que as melhores e mais corretas decisões sejam tomadas. Eis a importância da gestão tributária e do gestor financeiro.

Alunos dão orientação sobre juros

Topics: Carreira, Gestão Financeira, Gestor Financeiro, Tributário

Lucas Pires Maciel