Acesse nosso portal

inflação.jpgA inflação é o aumento generalizado no nível de preços em um determinado período de tempo. Isso ocorre basicamente por dois motivos:

1. Aumento do custo dos insumos de produção, ou seja, matéria prima, energia, combustível e mão de obra;

2. Aumento na demanda (procura) dos consumidores por bens e serviços.

Os empresários não repassam integralmente todos os aumentos de custos para os produtos, uma vez que o consumidor irá buscar produtos que substituam aquele que apresentou maior alta. Daí o conceito de bem substituto, ou seja, aquele que o consumidor substitui parcialmente as quantidades demandadas por outro quando ocorre variação no preço.

Um exemplo clássico desse produto é a carne bovina e de frango. Observe que altas na carne de boi faz com que sua quantidade vendida apresente queda, visto que os consumidores irão substituir parte de seu consumo de carne bovina por de frango.

Desta forma podemos concluir que a inflação acaba por aumentar o custo dos produtos, e que em casos de produtos substitutos as empresas acabam por ter redução em suas margens, visto que não conseguem repassar integralmente altas em seus custos.

Outro aspecto que acaba por interferir no desempenho das empresas são as consequências do combate à inflação, por meio de políticas econômicas adotadas pelo governo.

E é ai que o Gestor Financeiro tem papel fundamental no planejamento e soluções, que são impostas pelo mercado.

No caso brasileiro, o governo faz uso do aumento da taxa de juros para conter a inflação. Esse meio utilizado é conhecido como política monetária. Qual a influência da adoção dessa política para os negócios?

Sabemos que boa parte do consumo ocorre a prazo, ou seja, consumidores e empresas dependem de crédito para realizar suas transações. Partindo do princípio de que o custo do crédito é o pagamento de juros, logo, quando o governo aumenta a taxa de juros como instrumento para combater a inflação, por consequência acaba por deixar o crédito mais caro. Com crédito mais caro o consumo a prazo reduz. Novamente as empresas sentem, seja por conta da queda nas vendas, seja por pagar mais juros quando utilizarem de crédito para bancar suas operações.

Assim, o que se conclui é essa alta influencia negativamente no desempenho econômico das empresas, principalmente aquelas que oferecem bens e serviços que possuem substitutos diretos, onde novamente se faz necessário a participação do Gestor Financeiro nesse cenário todo, afim de buscar as melhores alternativas para empresários e organizações.

E ai? Vamos fazer Gestão Financeira e dominar esse mundo de incertezas?

 

Assistir vídeo do curso

Topics: Gestor Financeiro, Inflação, Empresas, Cursos

Douglas Fernandes

Written by Douglas Fernandes

Professor da Toledo Prudente

Recent Posts

   

Inscreva-se em nosso blog