Acesse nosso portal

receita_planejamento_financeiro.jpgDesemprego, reforma trabalhista, crise, são algumas palavras que você com certeza deve estar escutando com frequência nos últimos dias. Pois bem! Talvez não seja possível você acabar com esses obstáculos para sempre e colocar e de uma vez por todas conseguir enfim selar a paz mundial, onde todos possam viver felizes, sem preocupações que envolva de certa forma as finanças, o dinheiro, que predomina no mundo capitalista que vivemos.

No entanto, algumas coisas você pode fazer agora para tentar melhorar sua vida financeira a médio prazo. Se você não ganhou na Mega Sena, não é filho de pai rico, então é bom começar a prestar atenção no que vou apresentar agora.

É preciso iniciarmos, ou ao menos, tentarmos começar um planejamento financeiro, por mais simples que seja e modesto, você pode vir a precisar dele.

Então, vamos lá a algumas dicas importantes, ou melhor importantíssimas.

1. Comece imediatamente seu planejamento financeiro
É preciso dar o ponta pé inicial, começar, não pode ficar esperando o tempo passar, as coisas acontecerem e você ficar na mesmice. Então, pare e pense, agora comece a se planejar.

2. Procure guardar algum valor mensal
Essa regra é básica, é preciso guardar algum valor fixo todo mês. Daí você vai falar, mas como, se o que ganho mal pago as contas. Esse é outro ponto que vou abordar na sequência, mas que é preciso guardar um valor mensal é preciso, pode ser R$ 10,00, R$ 50,00, mas comece. Abra uma poupança e faça aquelas transferências automáticas, daí não tem como escapar, é uma dica para quem não é muito disciplinado.

3. Aumente suas receitas
Se o que você ganha não está dando, então precisa aumentar sua receita mensal. Como? Trabalhando. Procure agregar alguma coisa que você possa fazer a noite, finais de semana, pode procurar que você vai achar, claro, se tiver vontade né.

4. Gaste menos do que ganhe
Algo óbvio, com exceção dos casos que envolva saúde, os outros você precisa se controlar, não precisa comprar um celular de última geração só para falar que tem, o que adianta? Festinhas, shows, isso vai dinheiro. É claro que o lazer faz parte da sua vida, mas precisa estabelecer critérios, não dá para querer ficar vivendo e gastando dinheiro com isso né.

5. Entenda qual é a sua situação financeira atual
Fundamental você “cair na real” e saber sua situação, não adianta querer acompanhar amigos em festas e etc., se você não pode.

6. Defina objetivos claros para vocês, trace metas
O que você quer daqui um ano? Pense!!!!, então agora comece a se planejar e buscar seu objetivo. Depois, coloque outra meta, e vá em busca.


Assistir vídeo do curso

Topics: Gestão Financeira, Plajenamento

Fábio Ibanhez Bertuchi

Written by Fábio Ibanhez Bertuchi

Coordenador do Curso de Gestão Financeira

Recent Posts

Inscreva-se em nosso blog