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Ter clientes ou estratégias! Qual destes itens o profissional precisa focar primeiro?

Em uma conversa com alunos e professores do curso de Marketing veio esse questionamento... o que devemos nos preocupar em ter primeiro: Clientes ou boas estratégias?

Ter bastante clientes sem estratégias pode acarretar em não retorno dos mesmos, por outro, lado ter algo que os atraia não significa garantia de que eles virão de fato, então no que apostar primeiro?

Acredito que devemos ter um mix das duas coisas, mas tenho a impressão de que as estratégias de Marketing, se bem aplicadas, podem fidelizar os clientes e assim termos uma taxa de retorno ou de conversão maior do que simplesmente nos esforçarmos para chamar os clientes até a empresa e a mesma não ter nada de interessante para oferecer.

Pensando em e-commerce acredito que um site bem elaborado com foco voltado especialmente para o seu público alvo chama bastante atenção fazendo com que o cliente se sinta mais interessado em acessar e explorar seu site.

Um bom exemplo é a empresa Zona Criativa (Veja o site www.zonacriativa.com.br) que tem um e-commerce voltado a linha de presentes criativos e tem um grande apelo por produtos coloridos e com design e formas diferenciados, seu site passa exatamente essa mesma intenção, só que não com os produtos que ela vende e sim com o Layout que o site se apresenta: Cores fortes, alegres, com imagens que chamam bastante a atenção. Será que esta empresa conseguiria tantos clientes se a estratégia de se posicionar conforme o seu segmento não fosse tão bem definida? Eu creio que não.

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É claro que as vezes o empresário ou empreendedor conta com a sorte e abre um comercio eletrônico e vende ‘pra caramba’ como eles mesmos diriam... mas outras vezes esse feeling não se faz presente e é necessário apelarmos para algumas estratégias de marketing.

Nas lojas físicas podemos aplicar layouts diferenciados onde a iluminação pode focar nos produtos principais porém nas lojas virtuais a iluminação é algo que não afeta muito, a não ser no momento de tirar as fotos que for alimentar o site, ou seja, precisamos de outras técnicas para expor os produtos.

O ideal é que os produtos em destaque estejam visíveis na primeira página de acesso do site, juntamente com as informações básicas e padrões de todos os sites de e-commerce como logo, contato (e-mail, telefone, endereço), banners, categorias, mas nenhuma destas informações devem ser maior do que o produto principal que será anunciado.

Se o consumidor entrar no site e não encontrar nada de interessante na primeira tela, dificilmente ele vai descer a tela na esperança de achar alguma coisa, pois na maioria das vezes em que o cliente entra numa loja virtual e não localizam com facilidade o que se quer eles consequentemente vão embora.

Esse conceito acima citado pode ser utilizado não somente em site, e-commerce, mas também em vídeos, lojas físicas, áudios e etc..

Deem uma olhada neste vídeo abaixo onde Carolina Tsuyami explica como a empresa Imaginarium (http://loja.imaginarium.com.br/) dispõem seus produtos em uma loja física e como é o padrão de vestimenta e atendimento da empresa:



Chamar a atenção do consumidor à primeira vista seja para a empresa ou para um produto é com certeza uma das chaves do sucesso, por isso use e abuse de todas as técnicas de Marketing de forma objetiva e consciente.

Quer saber quais técnicas são essas? Agende uma aula experimental e conheça mais sobre o nosso curso de Marketing e venha aprender com a gente!!

Te vejo aqui na Toledo Prudente, até mais!

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Topics: Marketing, estratégia, Cliente, Aluna do curso

Tatiana Kuroiva

Written by Tatiana Kuroiva

Aluna do curso de Marketing da Toledo Prudente

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