termos_de_marketing.jpgSe você passar cinco minutos com um profissional ou aluno de marketing você vai perceber que esse ser humano possui um vocabulário cheio de palavras estrangeiras.

Na verdade, quando o quesito é vocabulário, toda profissão tem suas peculiaridades. Mas o profissional de Marketing ganha! E detalhe, todo dia, tem um termo novo.

Então para você que vai iniciar uma graduação em Marketing, segue uma lista dos principais termos e seus significados.

Brainstorming: A “tempestade de ideias” é uma dinâmica de grupo que visa explorar a potencialidade criativa dos indivíduos envolvidos para a resolução de um problema pré-determinado, para a criação de um planejamento ou para o desenvolvimento de novas ideias e projetos, por exemplo. A técnica propõe que as pessoas reunidas exponham seus pensamentos para que possam chegar a um denominador comum. Nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como errada ou absurda e todas devem estar na compilação do processo, para que a solução final seja escolhida.

Branding: É o conjunto de ações estratégicas que contribuem para o posicionamento e percepção de valor da marca de uma empresa perante aos seus consumidores.

Briefing: É o conjunto de informações, dados e instruções necessários para que uma tarefa seja executada.

Case: É a descrição de um trabalho realizado. É uma análise que inclui pontos positivos, ações feitas, resultados atingidos e avaliação da eficácia das operações.

Deadline: É o prazo para entrega ou conclusão de determinada tarefa ou projeto.

Target: Expressão utilizada para se referir a um público alvo.

SEO: Sigla para Search Engine Optimization (Otimização para buscadores), é o conjunto de técnicas e métodos que fazem com que um site melhore o seu posicionamento em mecanismos de busca para que alcance a primeira posição nos resultados quando determinada palavra-chave é procurada.

Detalhe, essas são apenas algumas das palavras mais usadas. Se além de ser bom em estratégias, criatividade e planejamento, você também tiver a capacidade de enrolar a língua e falar esse monte de “palavrão”, faça Marketing!

Assistir vídeo do curso

Topics: Graduação, Marketing, Termos