dia do assistente social.jpgO dia 15 de maio é um marco para o Serviço Social no Brasil. Foi em 15 de maio de 1962 que a profissão foi regulamentada do país. O Dia do Assistente Social surgiu a partir de uma lei que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil.

É dia de homenagear todos os profissionais que lutam para que as pessoas tenham acesso aos seus direitos, às políticas sociais e a justiça social. Também é o dia de homenagear a categoria que luta por um projeto de sociedade baseado na liberdade, na democracia e na igualdade de direitos para todas as pessoas.
Nós, assistentes sociais escolhemos uma profissão apaixonante, mas cheia de desafios. O Serviço Social vive atualmente alguns processos que nos desafiam na passagem da teoria para a prática. A teoria deve ser entendida como farol, que mostra o horizonte da sociedade que queremos construir.

Quem escolhe o serviço social como profissão, terá o desenvolvimento de competências e habilidades que serão adquiridas na formação profissional, durante a faculdade, (e que deverá ser ampliada para o resto da vida) poderá tornar de alguma forma esta sociedade melhor.

Veja os símbolos do Serviço Social:
Turmalina verde: Pedra brasileira singela por excelência, simboliza a esperança e a sinceridade.
Estrela dos Reis Magos: Simboliza do espirito de universal, do bem coletivo.
Balança com a Tocha: Mostra o caráter de justiça social.

Perguntas e respostas sobre a profissão

Topics: Carreira, Serviço Social, Dia do Assistente Social, 15 de maio

Juliene Aglio