portalestagio2.jpgO Estágio Supervisionado em Serviço Social é essencial para formação do Assistente Social, complementa o processo de ensino e aprendizagem, e possibilita que o aluno(a)/estagiário(a) do curso de Serviço Social, inserido no Campo de Estágio, vivencie na prática, as situações reais do cotidiano do profissional.

Esta aproximação com a realidade, ocorre sob a supervisão do Assistente Social, denominado Supervisor de Campo, este profissional irá guiar/supervisionar/proporcionar ao estagiário uma reflexão/aprendizagem sobre o fazer profissional, evidenciando a importância de construirmos uma futura atuação profissional, voltada para uma postura ética e política, que visa a garantia do acesso aos direitos, por meio da construção de uma visão crítica e reflexiva das contradições existentes na realidade do Campo de Estágio, permitindo que o estagiário coloque em prática todo conhecimento/teoria adquirido na sala de aula.

E quem trabalha consegue fazer estágio? A carga horária do Estágio Supervisionado Obrigatório é de 420 horas, sendo 105 horas por semestre. Apesar dessa carga horária que o discente pode cumprir com folga durante o semestre, é importante pontuar, ainda, que esses mesmos alunos são motivados para continuar realizando o estágio mesmo tendo cumprido as horas regulamentares. O entendimento do curso para tal proposta é que o estágio é processual e contínuo, ou seja, este não se afirma e se configura mecanicamente. A relação e a sistematização teoria-prática se constroem em um ‘continuum’ a ser finalizado no último dia do contrato de estágio entre aluno, campo de estágio e a faculdade.

O Estágio Supervisionado em Serviço Social, conta ainda, com a Supervisão Acadêmica, que ocorre na Instituição de Ensino, sob orientação de um professor, representando um espaço de escuta, de compartilhamento de experiências/saberes/reflexões/conhecimentos adquiridos na realidade do Campo de Estágio.

Então o estágio é importante? O Estágio Supervisionado em Serviço Social, representa um diferencial na formação do Assistente Social, pois permite que o aluno(a)/estagiário(a) vivencie e reflita a realidade do cotidiano profissional e as possibilidades que o mercado de trabalho pode oferecer.

Assistir vídeo do curso

Topics: Serviço Social, Assistente Social, estágio