Acesse nosso portal

serviçosocial_saude.jpgA Política de Saúde foi um dos primeiros campos de trabalho do assistente social e ainda é uma área em expansão. Trataremos aqui sobre a saúde pública, ou seja, sobre o Sistema Único de Saúde, o SUS, como campo de trabalho do assistente social.

O SUS é o maior sistema organizado de uma política pública no Brasil e seu atendimento é universal, ou seja, todo cidadão tem como direito ser atendido no sistema, sem que tenha que pagar por ele quer seja em serviços de prevenção, promoção ou assistência à saúde.

Esse sistema está organizado segundo o tipo de serviços prestados dos mais simples aos mais complexos, da vacina ao transplante, desenvolvidos em unidades básicas de saúde, estratégias de saúde da família, centros de apoios psicossociais, ambulatórios médicos de especialidades, unidades de pronto atendimento, hospitais, entre outros e envolve as esferas de governo municipal, estadual e federal.

É também de longe o sistema de política pública que mais emprega trabalhadores, no Brasil são 30.187 assistentes sociais além de uma diversidade de profissionais, como psicólogos, terapeutas ocupacionais, dentistas, médicos, enfermeiras, farmacêuticos, nutricionistas, entre tantos outros. Trabalhar em equipe é uma constante que além de dar qualidade ao serviço prestado à população, ainda permite um crescimento profissional e pessoal aos trabalhadores da área.

O assistente social na saúde tem como atribuição:
a) trabalhar no atendimento direito aos usuários desenvolvendo ações socioassistenciais, socioeducativas e articulado com a equipe de saúde;
b) com ações de mobilização, participação e controle social;
c) pesquisa, planejamento e gestão;
d) assessoria, qualificação e formação profissional. Sempre orientado pelos fundamentos teórico-metodológicos, ético-políticos e procedimentos técnico-operativos, referenciados pelo projeto profissional do serviço social, aponta-se ainda nesse contexto a mediação nas relações sociais como as de gênero, diversidade, ético e racial.

Do assistente social é exigido, entre outras, capacidade crítica reflexiva, ser proativo, criativo, articulador, antenado com as mudanças e domínio da realidade social, comprometido com a busca da justiça social e empático.

 

Assistir vídeo do curso

Topics: Serviço Social, Assistente Social, Sistema de Saúde, SUS

Vera Canhoto Gonçalves

Written by Vera Canhoto Gonçalves

Professa da Toledo Prudente Centro Universitário

Recent Posts

   

Inscreva-se em nosso blog