Acesse nosso portal

Serviço Social e a defesa dos direitos da pessoa com deficiência

[fa icon='calendar'] 19/dez/2017 17:00:52 / by Carla Destro posted in Serviço Social, Assistente Social, Acessibilidade

[fa icon="comment"] 7 Comments


O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico, investigativo e interventivo, que se utiliza desse instrumental científico para análise no conjunto de desigualdades sociais. Hoje falaremos sobre atuação desses profissionais na defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

Read More [fa icon="long-arrow-right"]

As entidades representativas do Serviço Social

[fa icon='calendar'] 7/dez/2017 21:13:28 / by Eduardo Couto posted in Serviço Social, Assistente Social, Representatividade

[fa icon="comment"] 1 Comment

Historicamente o Serviço Social brasileiro, praticamente desde que se institucionalizou no Brasil criou entidades que congregam e representam a profissão. Atualmente as mesmas recebem os seguintes nomes: Conjunto CFESS-CRESS (Conselho Federal e Conselhos Regionais de Serviço Social), ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) e, ENESSO (Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social).

Como já falaram nesse mesmo blog sobre a representação dos estudantes através da ENESSO e dos DAs, não irei retomar o assunto, focando a explicação nas duas primeiras entidades.
Read More [fa icon="long-arrow-right"]

O trabalho do Serviço Social e as demandas do Sistema Penitenciário

[fa icon='calendar'] 23/nov/2017 13:00:00 / by Jessica Ribeiro Gomes posted in Serviço Social, Sistema Penitenciário

[fa icon="comment"] 4 Comments

Vamos conhecer um pouco mais sobre a atuação do assistente social na área sociojuridica? Hoje, falaremos de outra área na Defensoria Pública: a Vara de Execuções Criminais.

As demandas atendidas pela equipe de Serviço Social na Vara de Execuções Criminais (VEC) na Defensoria Pública, referem-se às negligências vivenciadas pelos presos no âmbito prisional, dentre estas negligências podemos destacar o acesso à saúde, visto que as unidades prisionais se encontram superlotadas, o que agrava diversas patologias e também não possuem uma equipe mínima para atendimento das demandas referentes à saúde dentro da unidade, o que faz com que o preso tenha que se deslocar até unidades de saúde próximas ao município, processo este não tão simples, devido à situação de reclusão.
Read More [fa icon="long-arrow-right"]

Qual o trabalho do assistente social na Defensoria Pública?

[fa icon='calendar'] 9/nov/2017 21:40:52 / by Paloma Monique Campos Carneiro posted in Serviço Social, Assistente Social, defensoria pública

[fa icon="comment"] 6 Comments

Inicialmente é realizado a escuta inicial, e o profissional, por meio de uma abordagem diferenciada e humanizada identificada as demandas da população. Feito isso, os usuários são encaminhados às salas de atendimento, onde o Assistente Social juntamente a sua equipe técnica realiza uma abordagem detalhada da situação para assim realizar as intervenções necessárias considerando suas competências técnicas especificas.
Read More [fa icon="long-arrow-right"]

Qual a Relação do Serviço Social com o Campo Sócio Jurídico?

[fa icon='calendar'] 1/nov/2017 21:32:14 / by Paloma Monique Campos Carneiro posted in Carreira, Serviço Social, Assistente Social

[fa icon="comment"] 4 Comments


É de suma importância destacar que o Serviço Social não se limita apenas a um campo especifico para sua atuação, abrangendo assim diversas áreas. O Serviço Social é uma profissão que atua no cotidiano das pessoas, de forma interventiva, com o objetivo de efetivar os direitos sociais de toda população, sem distinção de raça, etnia, classe social, gênero, faixa etária e escolaridade. Sendo o campo sócio jurídico um dos campos para materializar a atuação profissional do Serviço Social, como por exemplo, através da Defensoria Pública.
Read More [fa icon="long-arrow-right"]

Você sabe o que é Movimento Estudantil?

[fa icon='calendar'] 19/out/2017 16:07:11 / by Yasmin Marques posted in Serviço Social, Diretório Acadêmico, Movimento Estudantil

[fa icon="comment"] 0 Comments



O Serviço Social é um curso que visa à formação de um profissional interventivo que atuará nas diversas expressões da questão social. Para isso, é necessário desde os bancos acadêmicos um posicionamento combativo e de luta.
Read More [fa icon="long-arrow-right"]

A contradição do movimento e a atuação do Assistente Social

[fa icon='calendar'] 13/out/2017 16:07:49 / by Andréia Almeida posted in Graduação, Serviço Social, Atuação

[fa icon="comment"] 1 Comment

serviço social_defesadosdireitos.jpgAh tempos! Tempos de contradição – de um lado retrocessos das garantias sociais conquistadas ao longo da história, de outro, um aumento significante das precarizações da vida social, que arrebate assustadoramente a vida da classe trabalhadora, indicando a severidade da questão social.

Isto tem uma implicância significante na atuação do Assistente Social, já que seu compromisso ético político está intrínseco à garantia dos direitos sociais e exige um posicionamento intransigente, isto mesmo, INTRANSIGENTE!
Read More [fa icon="long-arrow-right"]

Série: onde trabalham os assistentes sociais? - Parte 1

[fa icon='calendar'] 5/out/2017 13:01:00 / by Eduardo Couto posted in Serviço Social, Atuação, Sistema Penitenciário

[fa icon="comment"] 0 Comments

Sistema Penitenciário

O sistema penitenciário é um dos campos mais antigos de inserção do Serviço Social no Brasil, também sendo um campo de atuação que desempenha um certo “fascínio” nos alunos. Talvez isso seja até fácil de explicar. No Brasil, as pessoas presas são quase que exclusivamente advindas das classes sociais mais empobrecidas, assim como também a população penitenciária é composta na sua grande maioria de pessoas negras e pardas. Com essa realidade, não é difícil entender que a população usuária dos serviços de um assistente social serão aqueles que se colocam como “público alvo” das políticas penais do nosso País. Logo se pensa: o que o profissional de Serviço Social pode fazer em um espaço ocupacional como este? Como é sua ação cotidiana?

Read More [fa icon="long-arrow-right"]

Serviço Social é uma profissão que atua em defesa dos Direitos Humanos

[fa icon='calendar'] 28/set/2017 12:58:00 / by Elizabeth Soares posted in Serviço Social, Atuação, Direitos Humanos

[fa icon="comment"] 0 Comments

É muito comum assistirmos o posicionamento de pessoas que afirmam que “Direitos humanos é coisa de bandido”. Isso é um grande equívoco e falta de entendimento sobre o que realmente são. Direitos humanos é algo que pertence a todos nós e não é um privilégio de alguém ou de certas pessoas. São direitos necessários para a garantia do ser humano de forma integral e assim ninguém tem como sobreviver sem eles. Eles são chamados de direitos fundamentais e são indispensáveis para que as pessoas vivam com dignidade.

Read More [fa icon="long-arrow-right"]

A importância do estágio na formação do Assistente Social

[fa icon='calendar'] 21/set/2017 21:11:20 / by Isa Carla da Silva posted in Serviço Social, Assistente Social, estágio

[fa icon="comment"] 3 Comments

O Estágio Supervisionado em Serviço Social é essencial para formação do Assistente Social, complementa o processo de ensino e aprendizagem, e possibilita que o aluno(a)/estagiário(a) do curso de Serviço Social, inserido no Campo de Estágio, vivencie na prática, as situações reais do cotidiano do profissional.

Read More [fa icon="long-arrow-right"]

Recent Posts

Inscreva-se em nosso blog