Acesse nosso portal
arduino_sistemasdeinformacao.pngOs apaixonados por tecnologia certamente já pensaram em prover soluções eletrônicas que resolvessem probleminhas do dia a dia. Com o Arduino, uma placa fabricada na Itália utilizada como plataforma de prototipagem eletrônica que torna a robótica mais acessível a todos.

Projeto italiano iniciado em 2005 tinha primeiramente cunho educacional e interagia com aplicações escolares. O Arduino é uma placa que permite a automação de projetos eletrônicos e robóticos por profissionais e amadores.

O sucesso nessa fase foi tão grande que mais de 50 mil placas open source foram vendidas e rendeu um documentário de 2010 sobre a trajetória de desenvolvimento da plaquinha.

As unidades são constituídas por controladora Atmel AVR de 8 bits, pinos digitais e analógicos de entrada e saída, entrada USB – o que permite conexão com computadores – ou serial e possui código aberto, que quando modificado, dá origem a outros derivados “ino” – que por questões comerciais – levam nomes como Netduino, Produino e Garagino.

A placa Arduino não possui recursos de rede, mas pode ser combinada com outros Arduinos criando extensões chamadas de shields. O curso de Sistemas de Informação utiliza Arduino em projetos desde o primeiro termo do curso!

Mais sobre Sistemas de Informação

Topics: Sistemas de Informação, Curso de Tecnologia, Arduino

Mario Andreta

Written by Mario Andreta

Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente

Recent Posts

   

Inscreva-se em nosso blog