Acesse nosso portal
engenharias.pngO engenheiro de produção quando se forma pode atuar em diversas áreas de conhecimento, a Associação Brasileira de Engenharia de Produção –ABEPRO, destaca alguns destas áreas:

1. ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO, integrando e projetando sistemas organizacionais onde se precisa dimensionar corretamente todos os recursos disponíveis de forma que seja produzido produtos ou serviços da forma mais eficaz possível.

2. LOGÍSTICA, estuda tanto a chegada de recursos como a entrega para o cliente de todos os materiais, utilizando os diversos processos de transporte e estocagem, fazendo as operações com o mínimo de desperdícios possível.

3. PESQUISA OPERACIONAL, análise matemática de problemas reais buscando o melhor resultado dentro de infinitas possibilidades.

4. ENGENHARIA DA QUALIDADE, planejamento, projeto e controle de sistemas de gestão da qualidade e utiliza de ferramentas da qualidade para garantir um produto ou serviço.

5. ENGENHARIA DO PRODUTO, desenvolvimento de novos produtos, compreendendo desde a concepção até o lançamento do produto e sua retirada do mercado.

6. ENGENHARIA ORGANIZACIONAL, planejamento estratégico e operacional, as estratégias de produção, a gestão empreendedora, a avaliação de desempenho organizacional, os sistemas de informação e sua gestão e os arranjos produtivos.

7. ENGENHARIA ECONÔMICA, formulação, estimação e avaliação de resultados econômicos para avaliar alternativas para a tomada de decisão numa abordagem financeira.

8. ENGENHARIA DO TRABALHO, projeto, aperfeiçoamento, implantação e avaliação de tarefas, sistemas de trabalho, produtos, ambientes e sistemas para fazê-los compatíveis com as necessidades, habilidades e capacidades das pessoas visando a melhor qualidade e produtividade, preservando a saúde e integridade física.

9. ENGENHARIA DA SUSTENTABILIDADE, planejamento da utilização eficiente dos recursos naturais nos sistemas produtivos diversos, da destinação e tratamento dos resíduos e efluentes destes sistemas, bem como da implantação de sistema de gestão ambiental e responsabilidade social.

10. EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, inserção da educação superior em engenharia (graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão).

Agora que você já conhece todas as áreas do conhecimento, o que acha de fazer o curso de Engenharia de Produção?


Assistir vídeo do curso

Topics: Engenharia de Produção, Engenharias, Áreas

Carlos Eduardo Turino

Written by Carlos Eduardo Turino

Coordenador do Curso de Engenharia da Produção

Recent Posts

   

Inscreva-se em nosso blog