design-thinking.jpgE o qué isso?

Um conceito é que o Design Thinking é o conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções.

Agora que você já conhece o conceito, vamos analisar as etapas de duplo diamante do Design Thinking comparando com a vida profissional do engenheiro de produção.

O Design Thinking passa por processos de divergência e convergência durante as etapas do duplo diamante.

Etapa da Descoberta (processo de pensamento divergente), quando você se forma em engenharia de Produção, existem muitas possibilidades de atuar no mercado, por ser a Engenharia de Produção a mais ampla engenharia em termos de atuação, o engenheiro de produção pode atuar nos diversos processos e em diversos tipos de organizações, podendo ser na área de produtos ou serviços, tanto na fabricação de produtos ou na área de prestação de serviços como hospitais, bancos, consultorias, comércio e setores governamentais.

Etapa da Definição (processo de pensamento convergente), dentro das infinitas possibilidades de trabalho de um engenheiro de produção, o profissional acaba escolhendo o que melhor se encaixa com suas habilidades e preferências pessoais e profissionais, e começa atuar na transformação do ambiente onde trabalha em um lugar com maior competitividade, produtividade e qualidade.

Etapa do desenvolvimento (processo de pensamento divergente), o engenheiro de produção já tendo escolhido o seu lugar onde atuar, começa a garimpar problemas para tentar resolvê-los, pois foi treinado a fazer com que problemas sejam oportunidades de melhorias e ganhos, sendo assim, atuando como um cão farejador ele expande sua visão em busca de sempre fazer mais com menos, deixar a organização sempre melhor e mais produtiva.

Etapa da entrega (processo de pensamento convergente) aqui fecha o segundo diamante, onde o profissional Engenheiro de Produção entrega os resultados dos seus projetos realizados, e coloca suas competências e habilidades a prova, tornando a organizações mais competitivas e prontas para atuarem neste mercado global, sempre aumentando o aprendizado para novos projetos e novas realizações.

Engenheiro de produção vive o duplo diamante do Design Thinking durante toda sua carreira e toda sua vida.

Assistir vídeo do curso

Topics: Engenharia de Produção, Design Thinking, Atução