Acesse nosso portal
engenharia_de_produção_produtividade.jpgSe você quer saber qual a principal área de atuação do engenheiro de produção, aí vai a palavra-chave: produtividade! Toda área ou empresa que precise do aumento e gerenciamento tem no engenheiro de produção um profissional apto para melhorar resultados.

Opa, agora fiquei confuso! Então o engenheiro de produção deveria trabalhar em todas as empresas, porque todas elas precisam de produtividade. É isso?

Bem, mais ou menos. Vamos reformular o primeiro parágrafo: na verdade o engenheiro de produção é o profissional capaz de gerenciar a produtividade de uma empresa de forma sistemática, ou seja, de forma contínua e rotineira. Assim, as atividades, processos, sistemas, são organizados de forma que possam ser executados continuamente por outro conjunto de recursos (matérias-primas, mão de obra, equipamentos, etc.), em qualquer período, e sempre dentro de parâmetros muito bem definidos previamente.

Mas afinal, o que é produtividade? Costumo dizer que muitas empresas são capazes de entregar produtos para o cliente. Mas a partir do momento que sua empresa entrega mais rápido, ou com menos defeitos, ou com custo menor, ou com maior valor agregado, estará contribuindo para a produtividade da empresa. Assim, essas são as tarefas do engenheiro de produção, pois toda empresa é capaz de entregar algo ao cliente. A tarefa do engenheiro é fazer entregar o produto com algum diferencial que a torne mais competitiva.


Assistir vídeo do curso

Topics: Engenharias, Produtividade

Hiroshi Yonemoto

Written by Hiroshi Yonemoto

Professor da Toledo Prudente

Recent Posts

   

Inscreva-se em nosso blog