Vou começar o texto de hoje enfatizando o papel do engenheiro civil no ambiente corporativo.

Vamos lá?

O engenheiro civil terá formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, estando capacitado para gerenciar equipes, absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando os mais diversos aspectos, sejam políticos, econômicos, sociais, ambientais ou culturais.


Mas, quando algo dá errado, será que o erro repercute negativamente na vida de outras pessoas?

Tenho certeza que você conhece algum dos erros que vou mencionar!

acidente arena corinthians

Arena Corinthians

De acordo com estudo realizado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o acidente que resultou na morte de dois operários na Arena Corinthians, foi causado pelo afundamento do solo onde o guindaste estava e não por falha humana ou do veículo. Neste caso, uma avaliação mais criteriosa do engenheiro civil responsável pela obra poderia evitar o desastre.

Mas, o que causou? A parte de trás do guindaste teria afundado primeiro no solo, então a máquina teria empinado, perdido o ponto de equilíbrio e a lança principal teria se partido na base, derrubando a última peça do módulo de cobertura em cima do estádio.

Desabamento da Ciclovia Tim Maia
Localizada na zona sul do Rio de Janeiro, à beira mar, o desabamento causou a morte de duas vezes que passavam pelo local na hora do desabamento.

Mas, o que causou? Veja no infográfico

acidente ciclovia rio de janeiro 

obras no engenhao

Estádio do Engenhão

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes solicitou a interdição do estádio por tempo indeterminado, após o laudo de uma empresa alemã, feito a pedido da Odebrecht e da OAS. O estudo aponta problemas na cobertura do estádio, que colocariam o público em risco. Há ainda a indicação de uso de peças mal colocadas e fora do padrão da estrutura, que apesar de identificadas, não teriam sido substituídas.

Mas, o que causou? É de responsabilidade do engenheiro civil o projeto da obra, desde os primeiros passos até o acompanhamento final, portanto, neste caso ele assume os erros cometidos durante todo o procedimento.

Até a próxima! 

bg-img14.jpg

Fique por dentro!

Inscreva-se em nosso blog e fique por dentro das nossas dicas.

Deixe seu comentário