a-engenharia-de-producao-e-o-resgate-dos-meninos-da-tailandia
O Real Madrid, o Barcelona ou o Corinthians acabam de perder o título de equipes de futebol com maior torcida. Hoje o time com maior torcida vem da Tailândia e é formado por meninos de 11 a 20 anos.

Estou me referindo aos meninos presos na caverna há dias, que chamaram a atenção do mundo.

Aproveitando as notícias dos resgates dos atletas, podemos falar sobre alguns pontos relacionados a Engenharia de Produção que ajudaram a salvar a vida deles:

* Planejamento: No dia-a-dia do engenheiro, essa palavra ajudou e muito no resgate. Afinal foi preciso planejar cada passo dado dentro da caverna, tanto pelos atletas, quanto pelos mergulhadores.

* Recursos: Foi preciso calcular todos os recursos necessários para buscar com segurança o time completo de dentro da caverna, como a quantidade de oxigênio comprimido necessária para a travessia dentro da água, o tempo gasto para cada atleta, a alimentação, as cordas, as roupas apropriadas, o número de pessoas e os equipamentos para fazer todo o transporte até o hospital e outros.

* Trabalho em equipe: Para esta tarefa foram escalados 50 mergulhadores internacionais, 40 mergulhadores tailandeses, uma equipe médica formada por mais de 30 profissionais, policiais, escavadores, motoristas, e outros profissionais.

* Otimização do tempo: Como o acesso aos meninos demora em média 5 horas e o resgate até a entrada da caverna, outras 6 horas, foi preciso aproveitar muito bem cada minuto. Afinal de contas, eles representam vidas.

* Uso de Tecnologia: Na tentativa de ajudar a salvar os atletas de Tham Luang, diversos voluntários se apresentaram trazendo soluções tecnológicas. Entre elas estão máquinas japonesas que drenaram água de dentro da caverna e um submarino norte-americano, bem pequeno, capaz de retirar um a um, os atletas.

Planejamento, recursos, trabalho em equipe, otimização do tempo e uso de tecnologia fazem parte do cotidiano dos engenheiros de produção. No caso acima, para salvar vidas, mas que podem ser aplicados para salvar ou tornar ainda mais competitiva uma empresa, indústria ou qualquer outro segmento.

O engenheiro de produção é um cara antenado a tudo que está sua volta. É um profissional que tem conhecimento para gerenciar equipes e equipamentos. Tem ainda capacidades, de sobra, para trabalhar em equipe e analisar situações.

Assistir vídeo do curso
bg-img14.jpg

Fique por dentro!

Inscreva-se em nosso blog e fique por dentro das nossas dicas.

Deixe seu comentário