Você certamente já deve ter ouvido falar sobre a taxa SELIC e suas influências na economia, não é mesmo? Afinal, você sabe o que é taxa SELIC?

A taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custodia) é chamada de taxa básica porque é a mais baixa da economia. Ela é usada nos empréstimos entre bancos e nas aplicações que os bancos fazem em títulos públicos federais.

A taxa SELIC Funciona também como um piso para formação dos demais juros cobrados no mercado para financiamento e empréstimos, ou seja, a taxa básica é o que os bancos pagam para pegar dinheiro no mercado e repassa-lo para empresas ou consumidores em forma de empréstimos ou financiamentos a um custo mais alto, por isso, os juros que os bancos cobram dos clientes é superior à SELIC.

juros-taxa-de-juros-investimentos-selic-grafico-1520850888998_v2_900x506

A taxa SELIC é o instrumento primário de política monetária do COPOM (Comitê de Política Monetária), que é o órgão do Banco Central responsável pela definição das diretrizes da política monetária e da taxa básica de juros. A redução na taxa deixa os títulos menos atraentes. Logo os bancos, ao invés de aplicarem em títulos públicos, vão emprestar mais dinheiro às pessoas e às empresas. Se o governo reduz a Taxa SELIC, torna-se mais interessante aos bancos emprestar dinheiro à sociedade para obter um lucro maior.

Como os bancos terão mais dinheiro, será mais fácil captar recursos financeiros com menores taxas de juros, aumentando assim o dinheiro em circulação na economia, com mais dinheiro para gastar, vai aumentar a demanda por produtos, ou seja, vai aumentar a venda de carros, de produtos alimentícios, de roupas, entre outros.

Por meio dessa relação, a população terá mais acesso ao crédito, pela diminuição dos juros podendo assim consumir mais. Com o aumento do crédito faz com que as pequenas empresas cresçam novos negócios surjam e os empregos se multipliquem.

bg-img14.jpg

Fique por dentro!

Inscreva-se em nosso blog e fique por dentro das nossas dicas.

Deixe seu comentário