A carreira acadêmica proporciona inúmeras cartas na manga que podem contribuir com sua formação profissional. Uma delas é o programa de iniciação científica, que abre as portas para a ciência.

Além disso, você pode receber para pesquisar. Você sabia? Você desenvolve uma pesquisa, tem a chance de descobrir algo novo e ainda recebe uma remuneração por isso.

Tá curioso para conhecer os benefícios da iniciação científica? Nós já contamos para você.

Mas antes, precisamos entender o que é a iniciação científica. A iniciação científica está ligada às pesquisas desenvolvidas em uma instituição. Com a supervisão e orientação de um professor, o aluno desenvolve um projeto científico.

Este é um dos primeiros contatos do aluno da graduação com a pesquisa. O estudante pode participar de um grupo de pesquisa de forma voluntária ou remunerada na condição de bolsista.

iniciacao_cientifica_topo

Na Toledo Prudente Centro Universitário, a iniciação científica é organizada pelo NEPE – Núcleo de Estudo e Pesquisa e você poderá atuar em uma das três modalidades de bolsas de iniciação científica. Vamos conhecê-las?

O PICT – Programa de iniciação Científica Toledo, que é concedida pela Toledo Prudente no auxílio das pesquisas dos alunos.

As bolsas concedidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

E a bolsa Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Esta é uma instituição pública de fomento à pesquisa acadêmica ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do governo do Estado de São Paulo.

Todas as bolsas de iniciação científica ativas na Toledo Prudente têm o valor de R$ 400,00. Bacana não é mesmo?

Essas duas últimas modalidades são mantidas por meio de uma parceria entre a Toledo Prudente e o Estado. Para a bolsa PICT e as do CNPq, é feito um processo seletivo entre os alunos, para a escolha dos estudantes que farão parte dos projetos.

No caso da Fapesp, o aluno e o professor desenvolvem um projeto e é solicitado um financiamento para essa agência de fomento. Neste caso, não é realizada uma seleção interna, é necessário um acordo entre o estudante, o professor e a proposta de um projeto.

Mas agora vamos aos benefícios.

source
Um dos benefícios para o estudante é que a iniciação científica proporciona ferramentas que fornecem habilidades para uma postura investigativa. Quase um investigador das telinhas de cinema, eu diria. E esse ganho não é só na carreira profissional, mas na vida pessoal também.

Se você tem planos para dar continuidade à carreira acadêmica, em um mestrado ou doutorado, a iniciação científica será a sua melhor amiga nessa caminhada, além de contar, e muito, para seu currículo.

Agora, mesmo que você não tenha um objetivo final, a iniciação científica, com certeza, abrirá muitas portas e sua carreira ganhará um destaque.

Você deve estar dizendo: ‘Tá bom, já sei que é interessantíssimo, mas funciona realmente na prática?’ E eu já te respondo que sim e mostro dois exemplos bacanas, do curso de Engenharia Civil da Toledo Prudente.

O primeiro, é do aluno Felipe Pires Chaves, que fez, recentemente, uma pesquisa sobre o “Lodo de Estação de Tratamento de Água”. O estudante é bolsista do PICT e estuda a inserção do lodo junto à argila para a composição de elementos cerâmicos, como tijolos, telhas e outros.

Vem conhecer melhor sobre essa pesquisa.

O outro exemplo, vem do aluno Pedro Roberto de Andrade Junior, também bolsista do PICT. Ele estuda a possibilidade de inserção em menor escala da areia para a preparação da argamassa. O objetivo é colocar resíduos de fresagem asfáltica, substituindo parcialmente um material que está cada vez mais escasso.

DSC_0008
Legal não, é? O Junior é um outro bom exemplo de estudos com bolsa de iniciação científica. Conheça mais sobre essa história.

Sobre o NEPE
O Núcleo de Estudos e Pesquisas – NEPE da Toledo Prudente, tem o objetivo de estimular um ambiente de pesquisa na comunidade acadêmica, incentivando a investigação e a produção científica.

Se você quiser saber mais sobre a contribuição das bolsas de iniciação científica em sua carreira acadêmica, fale com a gente.

Chame no Whatsapp