Se você cursa ou está interessado em cursar Ciências Contábeis, já deve ter parado para pensar quais são as formas possíveis de entrar no mercado de trabalho. Trabalhar em uma empresa, um escritório, ter o seu próprio negócio são opções para os contadores. Mas uma outra alternativa, que atrai não só os profissionais da área, mas diversos outros, são os concursos públicos.

Para ser classificado em um concurso público, é preciso ter muita dedicação, você já sabe né? E para a área de Ciências Contábeis, não é diferente. Porém, o profissional contador pode se candidatar para cargos com características específicas da área.

Você sabe o que faz um contador público? Nós te explicamos! O contador é o profissional formado em Ciências Contábeis, com inscrição no Conselho Regional de Contabilidade que pode trabalhar nos departamentos municipais, estaduais ou nacionais.

Uma das grandes vantagens dos concursos públicos, é a estabilidade. As pessoas que se candidatam, também buscam uma boa remuneração e os benefícios como vale-alimentação, vale-transporte entre outros. Além disso, não é necessário ter experiência na área.

262610-reservada-para-ana-entregar-ate-1412-substituicao-tributaria-do-icms-o-que-e-e-como-calcular-1024x683

Em quais órgãos posso me candidatar?
São diversos lugares para se candidatar a uma vaga pública. Entre eles, estão as câmaras municipais e as prefeituras. Esses estabelecimentos sempre contam com departamentos específicos para a contabilidade. Porém, cada órgão tem sua data de seleção para o cargo. Por isso, vale a pena segui-las nas redes sociais e ficar sempre atento aos sites.

Como posso me preparar?
Escolhido o concurso, feita a inscrição, chegou a hora de começar seus estudos para obter um bom resultado. Além das aulas na faculdade, você pode separar um tempinho do seu dia para estudar especificamente para a prova. Revisar as matérias que você vê em sala de aula é um bom caminho para começar.

Uma grande dica é organizar seu dia para que não deixe de estudar, e ao mesmo tempo, não se dedique apenas a isso! Além disso, ler atentamente o edital de abertura do concurso é fundamental, ele mostrará quais áreas serão exigidas na prova.

Ah, e você não deve viver focado em apenas estudar. Fazer atividades diversificadas, também faz parte do processo. Que tal aquela caminhada com um amigo no final do dia? Ou então um bom filme para assistir com a família? É muito importante esses momentos de descanso para que o estudo não se torne “um peso”.

Ter uma boa alimentação, praticar exercícios, dormir bem, entre outras práticas saudáveis também devem ser adotadas por você. Afinal, de nada adianta estar com o conteúdo “nas pontas dos dedos”, e não estiver bem fisicamente no dia do exame. Por isso, principalmente na semana da prova, evite comidas pesadas e gordurosas.

aprovado-2

O grande dia
Cada concurso público adota suas regras para o dia da prova, em geral, o uso de celulares ou aparelhos eletrônicos é proibido, responder às questões com caneta preta com tubo transparente. O ideal é que leia atentamente ao edital e confirme essas informações na véspera do grande dia.

Quais as exigências?
Ah, além de tudo isso, existem requisitos para que você seja aprovado em um concurso público. É claro que cada órgão pode aplicar um regulamento para determinada prova, mas em geral, para ser classificado em um concurso público, o candidato precisa ter mais que 18 anos, nacionalidade brasileira ou naturalizado, escolaridade de acordo com o exigido para o cargo e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.

Na Toledo Prudente
O curso de Ciências Contábeis da Toledo Prudente Centro Universitário prepara o aluno para a prática profissional e visa formar profissionais capacitados em planejamento, organização, supervisão, assessoria, análise, interpretação e revisão de dados de natureza econômica, financeira e contábil.

E os alunos da Toledo Prudente saem na frente, viu? E posso te mostrar! No 2º Exame de Suficiência de 2018, também conhecido como CFC ou Exame do CRC, a Toledo Prudente aprovou 65% dos alunos inscritos no exame, sendo que a média nacional foi de apenas 37%.

Esse resultado obtido pelos alunos do curso de Ciências Contábeis da Toledo Prudente se deve à matriz curricular que atente as necessidades do mercado e a excelência na educação do ensino superior, aliada a professores comprometidos e experientes.

Quer melhor notícia?
Geralmente, os alunos concluem o curso de graduação, depois fazem a prova do Exame de Suficiência. Mas na Toledo Prudente pode ser diferente. No ano passado, quatro alunos foram aprovados no exame antes mesmo de concluir o Ensino Superior. Massa, não é?

DSC_0143

Bom, depois de entender um pouco mais sobre os concursos públicos para contadores, saber dos bons resultados dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Toledo Prudente, podemos dizer que agora, você tem uma ‘carta na manga’ para mandar muito bem nas provas e se destacar na carreira pública.

Se você não conseguir de primeira, não fique desanimado. Continue tentando o seu objetivo. Se o seu desejo não for a carreira pública, mas sim outras áreas de atuação do contador, nós também podemos te ajudar. Vem com a gente!