Se o seu sonho sempre foi ser um profissional de destaque dentro de uma empresa, essa é, com certeza, uma dica valiosíssima.

Um dos grandes objetivos das empresas é aumentar sua lucratividade. Muitas delas ainda não descobriram o caminho para isso. A metodologia Lean Six Sigma proporciona às organizações a capacidade de redução de custos e otimização de processos.

Profissionais especializados na metodologia, os “faixas-preta” da Lean Six Sigma, certificados como Black Belt, são muito procurados para auxiliar as empresas em suas melhorias.

Se você é estudante, profissional ou está em busca de uma formação, fique atento a esta indicação. Vamos descobrir juntos como esta certificação pode contribuir com sua carreira.

Mas se você ainda não sabe o que é a Certificação Black Belt da metodologia Lean six Sigma, fique tranquilo, vamos já explicar.

CERITICAÇÃO-BLACK-BELT_Prancheta 1

O que é Black Belt?
A Black Belt é a mais alta categoria de formação na metodologia Lean Six Sigma. Ela capacita o profissional para a criação de melhorias contínuas dentro de uma empresa.

Mas, antes de entender a importância de se ter a certificação Black Belt, precisamos entender o que é a metodologia Lean Six Sigma.

O que é Lean Six Sigma?
Toda empresa possui processos e um dos grandes desafios das organizações, é tornar estes processos mais rápidos e baratos, seja em um restaurante, em um supermercado ou até mesmo em um banco. Metodologia 6 Sigma, Seis Sigma ou Six Sigma, é um método para resolução de problemas. Tem o objetivo de trazer melhorias, evitar desperdícios e buscar retorno financeiro em um curto espaço de tempo. A Lean Six Sigma é uma metodologia aplicada no mundo todo!

É um sistema de gestão. A metodologia trabalha com os objetivos de redução de custos, otimização de produtos e processos e incremento da satisfação do cliente.

A qualificação em Lean Six Sigma é composta por uma sequência de certificações: a White Belt, a Yellow Belt, a Green Belt e a Black Belt. É como em uma graduação de Karatê!

Quem é o profissional com certificação Black Belt?
Vamos falar daquele cara completo, o que tem a formação em Black Belt. O profissional com certificação em Black Belt é o “faixa-preta” em Lean Six Sigma. Na prática, os profissionais com a certificação Black Belt são aqueles que têm competências para liderarem um projeto de melhoria contínua dos processos de uma empresa.

Uma coisa é certa, os profissionais Black Belt têm grande destaque no mercado de trabalho e são bastante procurados pelas organizações no mundo todo.

Black Belt e a Engenharia de Produção
O engenheiro de Produção já e conhecido pela capacidade de resolução de problemas de uma empresa, independente do porte ou ramo de atuação. Incluir novas tecnologias, otimizar o processo de produção, qualificar a produtividade, a logística e a gestão de processos e recursos estão entre as funções de um engenheiro de Produção.

O certificado da metodologia Lean Six Sigma, Black Belt, dá ao profissional a especialização teórica e prática em Estatística Aplicada à Ciência de Melhoria, ferramentas da Gestão Estratégica e Gestão de Pessoas. Ou seja, é um profissional completo para atuação em melhorias de empresas de qualquer segmento.

engeheiro-de-producao-certificacao-black-belt

Como obter a certificação Black Belt?
A certificação Black Belt deve ser aplicada por uma instituição ou profissional certificado como Black Belt. No caso do curso de Engenharia de Produção Toledo Prudente, a metodologia está inclusa na matriz curricular do curso, com as disciplinas: Ciências de Melhoria White, 4º termo; Ciências de Melhoria Green, 5º termo e Ciências de Melhoria Black, 6º termo. Todos com carga horária de 60 horas cada.

Quanto custa a certificação?
Somando as categorias de White Belt, Yellow Belt, Green Belt e Black Belt, no mercado, a certificação pode chegar a custar R$ 8 mil. Além do custo, exige uma dedicação intensa. O profissional deverá aprender a usar softwares estatísticos que requerem treinamento, ou seja, mais custos.

Esse é mais um dos diferenciais da certificação da metodologia Lean Six Sigma no curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente. Não há valores adicionais, além da mensalidade do curso. Além disso, o aluno do Curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente é acompanhado pelo professor especialista, que oferece todo o auxílio necessário.

A Toledo Prudente segue o procedimento padrão das empresas que certificam: as aulas são ministradas por um profissional Black Belt com experiência, no caso o professor Tiago Grajanin, e ao final do curso, os alunos devem entregar um Trabalho de Certificação, que é a aplicação da teoria em uma empresa da cidade e fazem uma Prova de Certificação.

Empregabilidade
A disputa por uma vaga no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil. Alguns diferenciais colocam o profissional em primeiro lugar da pilha de currículos. E um deles é a certificação Black Belt em Lean Six Sigma. O certificado é um importante destaque profissional. É sinônimo de diferencial para a carreira.
Como o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, a certificação Black Belt é importante para trazer um destaque profissional. É comum que a categoria Green Belt seja requisito mínimo para entrada em muitas empresas. Ser Black Belt é um diferencial, pois esse profissional possui capacidade analítica mais apurada, o que lhe confere oportunidade de ocupar cargos de liderança.

Sobre o curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente
Atenta às necessidades do mercado, a matriz curricular do curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente tem como base o desenvolvimento de habilidades generalistas.

Com aplicação de Metodologias Ativas, o curso tem utilizado tecnologias que permitem ao aluno vivenciar experiências próprias do mercado de trabalho. Dentre eles estão os softwares de Autocad, Minitab e Flexim. A faculdade de Engenharia de Produção possui convênios com hospitais, indústrias e agroindústrias, onde o aluno pode aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula.

Os espaços para os alunos de Engenharia de Produção são compostos pela Sala de Desenho, Laboratório de Química e Física, Maquetaria, Laboratório de Informática, Laboratório de Materiais de Construção, Laboratório de Inovação, Oficina de Metodologias Ativas e Oficina de Projetos Integradores.

O curso, com duração de 5 anos, proporciona também ao aluno a especialidade na metodologia Lean Six Sigma, com certificação Black Belt, como falamos a cima. Além de não arcar com custos adicionais, o estudante tem todo o suporte com programas específicos da área.

Espero que tenha te inspirado e em um futuro próximo, que você seja um engenheiro de Produção com certificação Black Belt!

Vem pra Engenharia de Produção

bg-img14.jpg

Fique por dentro!

Inscreva-se em nosso blog e fique por dentro das nossas dicas.

Deixe seu comentário