educação financeira

Vivemos em um país de muitas incertezas, por isso é preciso desenvolver o hábito de poupar, independentemente do montante que você ganha ao final do mês.

O hábito de poupar possibilita que sejam tomadas medidas preventivas em relação às ocorrências indesejadas, como o desemprego e até mesmo para garantir uma aposentadoria financeiramente tranquila.

Parece ser fácil desenvolver o hábito de poupar, no entanto, a falta de disciplina faz com que as pessoas de forma geral gastem acima de sua capacidade de pagamento. Com isso, surgem algumas 'desculpas' quando se fala em poupar, as mais comuns são:

• “Não consigo poupar porque não sobra nada do meu salário”;
• “Não consigo poupar, pois preciso adquirir determinado bem”;
• “Não consigo poupar porque tive gastos de emergência” 

Diante disso, separei algumas dicas para você que deseja adquirir o hábito de poupar, vamos lá:

O primeiro passo para começar a poupar, independente do montante que você ganha é justamente entender o porquê poupar, ou seja, você precisa se conscientizar do porque está poupando, como por exemplo, poupar para prevenir-se de uma eventual demissão na empresa, para isso, necessita de uma reserva de emergência que lhe proporcione segurança e tranquilidade até que se encontre um novo trabalho.

Outro motivo para poupar seria a realização de metas a longo prazo, como poupar para garantir uma saúde financeira futura mais tranquila e sem dificuldades, ou até mesmo para a reforma de um imóvel, a troca do carro por um modelo mais novo.

Após ter definido de forma clara os motivos para começar a poupar, defina metas.
Após isso, é necessário fazer um diagnóstico de sua vida financeira, definir as prioridades e o que pode ser eliminado das despesas mensais. Lembrando que essas definições são de extrema importância, pois não importa se o ajuste nas contas foi quase insignificante, a longo prazo esse valor insignificante torna-se muito relevante.

Agora é com você!

Aproveite o final de ano e comece organizar para um ano novo mais tranquilo!

bg-img14.jpg

Fique por dentro!

Inscreva-se em nosso blog e fique por dentro das nossas dicas.

Deixe seu comentário