Faculdade de Arquitetura e Urbanismo: o que vou estudar e quanto vou investir?

Se você está de olho na faculdade de Arquitetura e Urbanismo e já sonha em ser um renomado arquiteto e urbanista, você está no lugar certo! . Neste conteúdo, você poderá tirar algumas dúvidas acerca da área, que está em expansão no Brasil. Não é difícil parar e observar pelo nosso caminho, todos os dias, onde a Arquitetura e o Urbanismo estão presentes, basta olhar para as casas, os prédios, empresas, e na organização da cidade em geral.

Mas uma das principais dúvidas entre os entusiastas está relacionada ao início da caminhada:  graduação em Arquitetura e Urbanismo: o que vou estudar e quanto vou investir?

Vamos descobrir juntos?

caucasian-man-working-with-building-illustration-green-background

O que faz o profissional de Arquitetura e Urbanismo?

Primeiro, vale a pena entender um ponto bastante importante: que o formado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo é o responsável por planejar e organizar espaços internos e externos, onde trabalhamos, moramos ou temos momentos de lazer, de forma que sejam funcionais, confortáveis, bonitos e, principalmente, tenham harmonia com o meio ambiente.

São muitas as áreas de atuação do arquiteto urbanista e você poderá se especializar em uma delas. Você poderá trabalhar com arquitetura de interiores, industrial, como paisagista, urbanista, designer, decorador, pesquisador, professor, entre outras.

Qual o valor de uma faculdade de Arquitetura e Urbanismo?

O valor da graduação de Arquitetura e Urbanismo varia de instituição para instituição. Alguns pontos precisam ser colocados na balança e te ajudarão a tomar a decisão de qual IES – Instituição de Ensino Superior escolher.

Além do preço, você precisa conhecer a infraestrutura ofertada para o curso, se o corpo docente é qualificado e com experiência ou até mesmo quais diferenciais contribuirão com seu destaque no mercado de trabalho.

É hora de conhecer melhor o curso de Arquitetura e Urbanismo. Vamos lá?

Como é a faculdade de Arquitetura e Urbanismo?

A faculdade de Arquitetura e Urbanismo é muito prática, eu diria, muito ‘mão na massa’. Isso é possível por meio da junção entre teoria e atividades e projetos práticos que contribuem com o aprendizado efetivo.

Vamos exemplificar: durante a graduação você terá a oportunidade de participar de seminários, workshops, estudos de casos, exposições de trabalhos práticos, conferências, painéis, dinâmicas em grupo, além de viagens e visitas monitoradas, integrando teoria e prática.

E para ingressar na faculdade de Arquitetura e Urbanismo, o primeiro passo é fazer o vestibular.

Quanto tempo dura o curso de arquitetura e urbanismo?

O curso bacharelado de Arquitetura e Urbanismo tem a duração de 5 anos, ou seja, 10 semestres. Neste período, o bacharel em Arquitetura e Urbanismo será capacitado a compreender necessidades humanas em relação a concepção, organização, projetos e construção de espaços urbanos, edificação, paisagismo, além da conservação e valorização do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico e a proteção do meio ambiente.

Ufa, com uma formação dessas deu até vontade de ser um arquiteto urbanista. Mas quanto vou ganhar?

Qual é o salário de um arquiteto?

O salário de um arquiteto urbanista varia de acordo com a função ou a empresa em que você vai trabalhar. Vale lembrar que você pode ainda, abrir o seu próprio negócio ou prestar um concurso público. Em média, no Brasil, o salário do arquiteto varia em torno dos R$ 5 mil. Animador, não é mesmo?

Mas, para conquistar seu espaço no mercado de trabalho é preciso investir em uma formação de qualidade. Beleza, mas onde estudar?

portrait-professional-architect-woman-wearing-yellow-helmet-standing-outdoors-engineer-architect-concept

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo em Presidente Prudente

E por falar em educação de qualidade, eu tenho mais uma dica para você. A faculdade de Arquitetura e Urbanismo em Presidente Prudente é também uma das áreas mais valorizadas. E é por isso que o investimento em um ensino inovador, é característica da Toledo Prudente Centro Universitário, que forma profissionais da área com sólido conhecimento, dinâmicos e inovadores para atender às necessidades do mercado de trabalho.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente conta com um ensino prático, focado na carreira do aluno. Desde o primeiro semestre você será desafiado em atividades práticas que complementam a teoria, como as visitas e viagens monitoradas. A estrutura do curso conta com Maquetaria, Sala de Desenho, laboratório de Luminotécnica, Ateliê de Projetos, entre outros.

Além disso, o curso conta com uma grade curricular diferenciada e professores qualificados e com experiência no mercado de trabalho.

Depois de conhecer um pouco sobre a área, se eu fosse você, iniciaria seu sonho de cursar Arquitetura e Urbanismo agora mesmo!

Conheça nossos cursos de graduação