Faculdade de Engenharia Civil: qual a matriz curricular do curso?

A faculdade de Engenharia Civil conta com uma matriz curricular totalmente alinhada com o mercado de trabalho, proporcionando ao estudante experiências e o contato com a carreira.

Aliás, o mercado de trabalho para Engenharia Civil é um grande promissor na economia brasileira. Além de oferecer boas oportunidades, a área proporciona muitas opções de atuação. Se você tem interesse em seguir nesta área, tenho certeza que este conteúdo vai te ajudar a entender melhor sobre o universo da Engenharia Civil.

Se liga nesse conteúdo!

students-on-a-university-campus

Quais são as matérias do curso de Engenharia Civil?

As matérias de Engenharia Civil contemplam as necessidades do futuro profissional. Durante a graduação, o estudante é preparado para uma formação com excelência. Entre as principais disciplinas estão: Desenho Técnico e Arquitetônico, Ciência e Tecnologia dos Materiais, Mecânica Geral e dos Sólidos, Saneamento Básico e outras.

Os alunos têm acesso a novas metodologias e técnicas de ensino variadas por meio de aulas expositivas, dialogadas, metodologias ativas, seminários, trabalhos em grupo, projetos, estudos de casos, visitas monitoradas, bate-papo com profissional e outras atividades.

Matriz curricular de Engenharia Civil

A matriz curricular de Engenharia Civil tem o objetivo da formação sólida de um profissional atento às necessidades da área.

Quais as matérias mais difíceis do curso de Engenharia Civil?

Entre as matérias mais difíceis do curso de Engenharia Civil estão aquelas que envolvem cálculos matemáticos e física, sempre muito temidas pelos estudantes. Por exemplo: Cálculo Diferencial e Integral e Modelagem Matemática. Porém, disciplinas como estas são fundamentais e o profissional usará em seu dia a dia.

Mas não precisa ficar assustado, com todo o suporte, explanação do professor e aplicação em atividades práticas, tenho certeza que vai “tirar de letra” ou seria “tirar de número”?

Para desenvolver habilidades técnicas de um engenheiro civil, o curso conta com alguns laboratórios específicos que incentivam a “mão na massa”, para que o estudante aprenda na prática.

Vamos conhecer alguns desses laboratórios?

Física e Química

No laboratório de Física e Química os estudantes têm a oportunidade de realizar experimentos. Com equipamentos e instrumentos, e claro, muita segurança, eles aprendem na prática análises físico químicas, para conhecer as características dos materiais.

Conhecimento fundamental que faz a diferença na formação profissional.

Materiais de Construção Civil

O laboratório de Materiais de Construção Civil contribui com a visualização prática da composição de materiais, permite a aplicação de pesquisas da área e que os alunos apliquem atividades relacionadas. É lá onde são realizadas as atividades de disciplinas como a de Ciência e Tecnologia dos Materiais, por exemplo.

Já pensou em produzir e testar a resistência de um tijolo em uma competição divertidíssima entre a turma? Mais do que uma brincadeira, a atividade permite o conhecimento sobre materiais e mostra a oportunidade de atuação na profissão.

Hidráulica

O laboratório de hidráulica faz com que o estudante de Engenharia Civil conheça as técnicas que envolvem esta área como: tipos de redes hidráulicas, encanamentos equivalentes para cada edificação, conhecimento dos materiais utilizados, além da resolução de problemas práticos.

Conhecer a hidráulica é uma prática importantíssima na graduação em engenharia civil, não é mesmo?

engineering-worker-construction-m-electrician

Maquetaria

O laboratório de maquetaria é um dos queridinhos dos alunos de Engenharia Civil. De forma prática, eles conseguem trabalhar a construção de maquetes e desenvolvimento de trabalhos que necessitem da utilização de ferramentas ou máquinas eletrônicas como serra e furadeira, por exemplo. Vale ressaltar que os estudantes são acompanhados sempre de um técnico do laboratório.

Desenho

O laboratório de desenho será um local também muito utilizado por você no curso de Engenharia Civil. Afinal, conhecer técnicas de desenho é fundamental para o desempenho e compreensão de um projeto de Engenharia Civil. Mas calma, calma, fique tranquilo pois não é preciso saber desenhar para ingressar na faculdade, essa habilidade você desenvolverá por meio das aulas e atividades.

Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo

Tecnologia, inovação e empreendedorismo podem fazer parte da atuação do profissional de Engenharia Civil? É claro que sim, aliás, deve! Com o crescimento do mercado para a área, o engenheiro civil precisa mais do que os conhecimentos técnicos para a profissão e ter diferenciais fará a diferença em sua carreira.

Por isso, a Toledo Prudente Centro Universitário tem o objetivo de desenvolver, no futuro profissional, características pertinentes. Isso significa que o profissional, além de aprender as habilidades da profissão, é instigado a ser um engenheiro civil tecnológico, inovador e empreendedor.

Tudo isso é adquirido pela aplicação das Trilhas TIE.

Logo no início do curso, os estudantes têm acesso às Trilhas do Conhecimento TIE.

Diferenciais de cursar Engenharia Civil na Toledo Prudente

Os diferenciais da faculdade de Engenharia Civil Toledo Prudente vão além dos laboratórios e do desenvolvimento de habilidades TIE, como já vimos. O Centro Universitário conta com uma estrutura completa, professores capacitados e com experiência no mercado de trabalho, sem falar no ensino de qualidade, com 60 anos de tradição na oferta de cursos do ensino superior.

Viu só como você tem tudo para ser um profissional de sucesso e decolar o futuro com o curso de Engenharia Civil do Centro Universitário?

Saiba mais sobre Engenharia Civil na Toledo Prudente