O que faz um psicólogo?

Você sabe o que faz um psicólogo? Nos últimos tempos, a profissão ganhou um destaque e o trabalho do profissional tem sido mais difundido. Se você tem interesse em trabalhar nesta área, fique comigo, vamos falar aqui sobre tudo o que você precisa saber da profissão.

O que faz um psicólogo?

O profissional de Psicologia cuida da mente das pessoas. Assim como os médicos são fundamentais para a boa saúde do corpo, o psicólogo dedica seu trabalho à saúde mental.

Ele estuda, analisa e trata as questões internas, que refletem no comportamento do indivíduo, com a aplicação de métodos científicos. O psicólogo ajuda a superar situações difíceis com a identificação de traumas, frustrações, medos e receios e sentimentos que podem prejudicar a pessoa.

E olha, a busca por atendimentos psicológicos tem aumentado a cada dia, o que faz com o que a profissão esteja em alta e tenha boas perspectivas.

teenage-student-reading-book-leaning-on-shelf

Mercado de trabalho para o psicólogo

O mercado de trabalho para o psicólogo está em expansão, visto que o profissional pode atuar em diversos campos da área.

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), em outubro de 2021, o Brasil conta com a média de 400 mil profissionais da área. No Estado de São Paulo, são cerca de 120 mil psicólogos.

Apesar de parecer um número alto, a demanda do mercado tem se mostrado grande e precisa de profissionais capacitados e preparados para os desafios de diversos setores. E é por isso que a carreira de Psicologia é um excelente investimento.

Qual o salário de um psicólogo?

O salário de um psicólogo pode variar de acordo com a área de atuação. Para se ter uma ideia, no Brasil, o salário médio do profissional gira em torno de R$ 2,5 mil. Um psicólogo pode iniciar a carreira ganhando cerca de R$ 1,9 mil. E é claro que a área conta com ótimas remunerações, de acordo com o cargo, a empresa, o tempo de experiência e outros fatores, que podem chegar a mais de R$ 20 mil.

psychologist-with-glasses-sitting-on-a-chair-at-the-office (1)

Quais as áreas da Psicologia?

As áreas da Psicologia são muito amplas. Veja algumas:
- Psicologia Clínica
- Psicologia Esportiva
- Psicologia Jurídica
- Psicologia Organizacional e do Trabalho
- Neuropsicologia
- Psicologia Educacional

Ah, vale lembrar que o psicólogo pode atuar também com o empreendedorismo e abrir a sua própria clínica de Psicologia, além de concorrer a cargos públicos. Bacana, não é mesmo? E é por isso que a escolha de um curso de graduação de qualidade, fará toda a diferença.

Onde trabalha um psicólogo

Muitas pessoas imaginam que o psicólogo atua somente em clínicas, mas o profissional pode trabalhar em muitos outros locais como escolas, hospitais, empresas em geral, institutos de pesquisa, instituições de ensino e outros.
O que fazer para ser um psicólogo?

Para quem deseja se destacar na área, o primeiro passo é se formar, começando por fazer a faculdade de Psicologia. Durante o curso, o estudante terá contato com professores, as áreas de atuação, disciplinas atualizadas, atividades práticas.

Espero que tenha curtido o conteúdo e logo logo falaremos muito mais sobre o curso de graduação em Psicologia!