escolher faculdade

Chegou a tão sonhada, porém temida hora de escolher a sua facul?

Top! Esse momento é bastante importante, já que será um período de bastante amadurecimento e aprendizagem. E que período!

Mas, você já ouviu falar sobre credenciamento, autorização e reconhecimento de cursos?

Não? Então vamos lá! Escrevi esse blog, pois muitas pessoas possuem dúvidas sobre isso ou desconhecem esses procedimentos oficiais.

Credenciamento: Para poder atuar no ensino superior e emitir os diplomas de forma legal, uma instituição de ensino superior precisa ser credenciada junto ao Ministério da Educação. Perante o órgão oficial, as instituições são credenciadas como faculdades, centros universitários e universidades.

Autorização: Para ofertar cursos de graduação, as instituições de ensino superior precisam de uma autorização do MEC, com exceção das universidades e centros universitários que, por terem autonomia, independem de autorização para funcionamento de curso superior. No entanto, essas instituições devem informar à secretaria competente os cursos abertos para fins de supervisão, avaliação e posterior reconhecimento.

Reconhecimento: Assim que o curso completar 50% de seu funcionamento inicial, a instituição de ensino superior poderá solicitar o reconhecimento do MEC. O reconhecimento de curso é condição necessária para a validade nacional do diploma emitido pela instituição de ensino superior e mostra que o curso oferece qualidade acadêmica aos seus alunos.

Diante da solicitação de reconhecimento, o MEC envia uma comissão de avaliadores com objetivo de realizar uma visita presencial na instituição de ensino. Nesse momento, a comissão vai conhecer, in loco, a proposta pedagógica do curso, grade curricular, os docentes, as instalações, especialmente salas de aula, laboratórios, verificar a acessibilidade, bem como outros aspectos relacionados ao curso.

É com base neste levantamento que os avaliadores do MEC vão recomendar ou não, o reconhecimento do curso. Tanto o credenciamento, quanto o reconhecimento, uma vez emitidos, não são eternos. As instituições de ensino superior passam por novas avaliações para renovação de validade dos atos autorizativos.

Mas quais são os índices de qualidade, que facilitam os processos de escolha da instituição de ensino superior?

Já ouviu falar de Índice Geral de Cursos (IGC), Conceito Preliminar de Curso (CPC), e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)?
Se essas nomenclaturas são desconhecidas por você, tudo bem, fique tranquilo!

Justamente por poucas pessoas conhecerem essas nomenclaturas, resolvi destacar um pouco sobre cada uma.

‘Bora lá?’

IGC - O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior. O índice geral dos cursos se trata de uma métrica utilizada pelo governo federal com objetivo de determinar uma nota às universidades e faculdades de ensino superior.

porque
Mas qual a finalidade em determinar tal métrica a universidade/faculdade e consequentemente aos seus cursos?

De maneira objetiva, essa métrica é essencial para ter parâmetros de comparação indicando uma evolução ou regressão na qualidade do ensino. É de suma importância acompanhar de perto o ensino de um pais. Desta forma, o governo federal vem intensificando diversas formas de aprimoramento da qualidade de ensino e utiliza essas métricas sobretudo para verificar o resultado do trabalho realizado. Com o resultado do estudo, é então atribuída uma nota do IGC.

Como posso pesquisar os índices do IGC?

É possível verificar o resultado dos indicadores diretamente pela página do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Clique aqui e veja o levantamento mais recente.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Para os alunos que estão terminando a faculdade, a participação no ENADE é obrigatória e constitui condição indispensável para a emissão do diploma.

Mas, para que serve o ENADE?

O objetivo é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos vistos durante o curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial, além de outras áreas do conhecimento.

Como posso verificar a nota do ENADE da faculdade que pretendo cursar?

Para ver os resultados do Conceito Enade da sua faculdade, clique aqui e faça o download da planilha mais recente.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um dos indicadores de qualidade dos cursos superiores, sendo o CPC é mais completo do que o Conceito Enade, pois além do desempenho dos estudantes, considera corpo docente, infraestrutura, organização didático-pedagógica e demais insumos. Ou seja, ele avalia a qualidade dos cursos.
Este indicador leva em conta cursos presenciais e a distância, somando os resultados dos alunos das duas modalidades.

Mas, como vejo o CPC do meu curso ou daquele que pretendo cursar?
Para ver os resultados do seu curso, clique aqui e faça o download da planilha mais recente que o site disponibiliza. Encontre o nome do seu curso e da sua instituição e verifique a nota na última coluna da planilha, chamada “CPC Faixa”. As notas vão de 0 a 5. Há um outro conceito: CPC contínuo; neste, quanto mais próxima a nota for de 5, melhor deve será a qualidade do curso pesquisado.
Nas linhas dos cursos em que não houve alunos suficientes para avaliação, está escrita a sigla “SC”, ou seja, sem conceito.

E aí, compreendeu quais são os índices e métricas de qualidade do ensino superior?

Saiba que compreendendo os índices, possibilita que você confira a situação de cada curso ou instituição de ensino superior que cursa ou que pretende cursar. Assim, você tem um referencial de qualidade no ensino e certeza de reconhecimento no mercado de trabalho.

E mais: além da instituição de ensino superior e o curso que você pretende fazer terem qualidade e excelência de ensino, é imprescindível que você aproveite ao máximo tudo o que eles têm para oferecer. Afinal, seu futuro no mercado de trabalho, também depende de você!

Até a próxima!

bg-img14.jpg

Fique por dentro!

Inscreva-se em nosso blog e fique por dentro das nossas dicas.

Deixe seu comentário