Depois de um período de espera e de ansiedade, o Ministério da Educação libera o resultado do ENEM 2018.

É isso mesmo!  O resultado do ENEM já saiu!

Você já conferiu a sua média? Ainda não?

giphy-9

Mas, como acessar?
Para verificar o resultado individual do ENEM 2018, você deverá acessar o site do participante ENEM, fazendo seu login com número de CPF e senha já cadastrada no momento da inscrição.

E aí, qual foi sua média? Conta para a gente!

Mas, após conferir seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio 2018, o que fazer com sua nota?
Ter uma boa média no ENEM garante excelentes oportunidades para você.
Vamos conhecê-las?

Você poderá ingressar em uma universidade pública por meio do SISU
O Sistema de Seleção Unificada é um programa do Governo Federal que seleciona candidatos para ocupar vagas em universidades públicas. Esse processo seletivo ocorre logo após a divulgação da nota do ENEM. Fique ligado!

Mas, preste atenção. Apenas quem realizou a prova do ENEM 2018 e não zerou na redação, poderá fazer a inscrição.

Assim que abertas as inscrições, no site oficial do Sisu, o aluno escolherá o futuro curso, a instituição de ensino superior, o turno e se concorrerá com ou sem cotas.

Assim, os inscritos vão concorrer as vagas apenas com as pessoas que marcaram a mesma opção. A seleção é feita por meio da maior nota do ENEM.

O Sistema de Seleção Unificada é realizado nos meses de janeiro e junho.

Clique aqui e acesso mais informações sobre o Sisu.

Que tal tentar uma bolsa de estudo por meio do ProUni?

Mas você sabe o que é?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um projeto do Ministério da Educação/Governo Federal que disponibiliza bolsas de estudos em instituições de ensino superior particulares cadastradas. Essas bolsas são ofertadas para pessoas inseridas em famílias de baixa renda.

As inscrições para o ProUni são iniciadas assim que o processo do Sisu é finalizado. Mas, apesar da proximidade das inscrições, as exigências para inscrições no ProUni e Sisu são bem diferentes.
Vamos entender?

Para se inscrever e concorrer a uma vaga no curso desejado por meio do ProUni, os interessados deverão ter alcançado no mínimo 450 pontos na média das provas do ENEM e nota superior a zero na redação.
Para o ProUni, são beneficiadas principalmente as pessoas com menor renda.

O ProUni oferece bolsas integrais e parciais.

Que tal compreender melhor?
Para concorrer a uma bolsa de 100%, o estudante necessita ter renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
Mas, se você precisa de uma bolsa de apenas 50%, poderá ter uma renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

Ficou com dúvida sobre o ProUni? Clique aqui

Sim! Você poderá financiar uma faculdade particular por meio do FIES!
Se você lacrou no ENEM, poderá ainda usar a sua nota para conseguir o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Como o próprio nome diz, trata-se de um financiamento de uma faculdade privada para pessoas de baixa renda.

O FIES abre inscrições logo após o ProUni. Mas, diferentemente de outras opções que mencionei acima, não é necessário utilizar a última nota e sim de qualquer edição do Enem que você tenha feito a partir de 2010.
Se você conseguir o financiamento estudantil, iniciará o pagamento apenas após 1 ano e meio após a conclusão do seu curso de graduação.
Por meio do FIES, é possível financiar até 100% da mensalidade do seu curso superior.
A nota mínima exigida para se inscrever é de 450 pontos no ENEM. O candidato não poderá também ter zerado na redação.

Veja mais sobre o Financiamento Estudantil

Partiu entrar em uma instituição de ensino superior privada sem precisar fazer o vestibular?
Você não leu errado. Muitas instituições de ensino superior já adotam a nota do ENEM como forma de seleção e ingresso em seus cursos. Ao invés de realizaram o tradicional vestibular, elas iniciam uma seleção por meio da apresentação da nota do ENEM.

Muito legal, né?

Para estes casos, não existe uma única regra, pois cada instituição de ensino superior define a sua, bem como seu cronograma.

Se você tem interesse em uma faculdade que aceita a nota do ENEM, faça contato diretamente com ela.
Em Presidente Prudente, a Toledo Prudente Centro Universitário aceita notas do Exame Nacional de Ensino Médio, o ENEM.

Essa é uma seleção para ingresso na instituição de ensino superior e não há relação com bolsas. Podem participar os alunos que tiverem notas do ENEM a partir do ano de 2009.

tenor

Mas, quais os cursos de ensino superior oferecidos pela Toledo Prudente?

Fique ligado nas faculdades que você poderá fazer em Presidente Prudente!

Arquitetura e Urbanismo
Engenharia de Produção
Gestão Financeira
Serviço Social
Sistemas de Informação

E mais!

Todos os cursos com notas máximas no ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, que avalia a qualidade do curso por meio do rendimento de seus alunos.

Espero que esse blog tenha te ajudado a utilizar da melhor forma a sua nota do ENEM. Lembre-se de contar para a gente como foi seu desempenho, tá?

Boa sorte!

Inscreva-se com ENEM!