201017-Aplicativo-Enem-2017-Foto-Agência-Brasil-696x435

Por acaso você já ouviu falar algo sobre o ENEM Digital? Pois é, parece que essa novidade já estará disponível em 2020, viu!

Mas, do que se trata? Quais são as alterações desse projeto piloto para o próximo ano? Todos os candidatos terão opção de realizá-lo?

Vamos entender o processo?

Antes de mais nada, vamos entender o ENEM tradicional?

O Exame Nacional do Ensino Médio, ou também conhecido como Enem, é atualmente o principal método de seleção para ingresso nas instituições públicas de nível superior.

A tendência é que cada vez mais, o ENEM substitua o tradicional método de seleção no ensino superior (vestibular) sendo os dias de prova do Enem os mais aguardados ano após ano por milhares de vestibulandos.

enemempapel-660x372

Quando ocorreu a sua primeira edição?

A primeira aplicação do exame foi realizada em 1998, com o objetivo de medir os conhecimentos adquiridos pelos candidatos durante o Ensino Médio.

Foi somente a partir do ano de 2004 que o exame começou a ser utilizado como método de ingresso no ensino superior e já no ano de 2010, com a implementação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Enem passou a ser mais popular que o vestibular tradicional.

Mas, e o Enem Digital?

Vamos ao assunto principal? O Enem versão digital é um projeto piloto que será testado por mais de 50 milhões de candidatos já no ano de 2020.

O objetivo é realizar a transição do modelo analógico de prova (em papel) para o digital, que deve ser finalizada até 2026. Ou seja, em sete anos, todos os candidatos já farão a prova em computadores ou outros dispositivos tecnológicos móveis

Mas o que ocorrerá em 2020?

Para o próximo ano, o modelo de prova digital ainda será opcional e os estudantes poderão escolher entre fazer a versão digital ou em papel durante a confirmação da inscrição.

O que vale ressaltar é que caso o candidato faça a opção pela versão digital, as vagas são limitadas a 50 mil (equivalente a apenqas 1% do total de candidatos).

Onde a prova digital será aplicada?

O projeto piloto será aplicado em 2020 em 15 capitais do Brasil: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

E o valor da inscrição, muda para que optar pelo modelo digital?

1_4uFa4DJMxW1QLh7644Luaw

Não, segundo o órgão responsável pela realização do ENEM, o Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o valor da inscrição será o mesmo para a realização nos modelos digital e em papel.

E em quais datas o ENEM 2020 será realizado?

Você sabia que as datas do Enem 2020 já estão definidas?

É verdade! O Enem digital será aplicado primeiro, nos dias 11 e 18 de outubro. Já a prova em papel está agendada para os dias 1 e 8 de novembro.

A reaplicação para pessoas privadas de liberdade acontecerá apenas em dezembro.

ENEM 2019

Agora que você já está ligado (a) nas novidades de 2020, saiba que ainda em 2019 temos aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, apenas na versão em papel.

As provas do Enem 2019 estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro de 2019 e mais de 5 milhões de estudantes farão a prova em todo o território nacional.

As inscrições foram recebidas entre 6 e 17 de maio e em abril os estudantes puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição.

Se você vai fazer a versão em 2019, boa sorte!

Se vai aguardar 2020 para fazer a versão digital, acompanhemos juntos a implantação das novidades!

Até a próxima!