Se você está no terceiro ano do ensino médio, ou está a procura de uma faculdade, posso garantir que você já ouviu, pelo menos, umas 10 vezes as palavras vestibular, graduação ou profissão, ou então aquela típica frase “já escolheu o curso superior?”. Eu sei, eu sei, já passei por isso!

Pensando em te ajudar, sem neurose, vamos te explicar,  d e t a l h a d a m e n t e,  como é o processo seletivo de ingresso em uma faculdade.

O vestibular é a forma mais tradicional nas faculdades brasileiras. Você pode se inscrever online ou na secretaria geral. Faz uma prova, geralmente composta por questões e uma redação, e de acordo com sua nota e classificação, você está apto a se matricular em um curso na instituição. Tudo bem, você já sabia, eu sei.

Mas o processo seletivo pode ocorrer também de outras formas, de acordo com as necessidades das instituições. Você sabia?

Enem também!

A nota do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, é uma das formas de ingresso na Toledo Prudente Centro Universitário. Você se inscreve com sua nota e se for satisfatória e de acordo com as ofertas dos cursos, você será classificado e poderá se matricular.

Ah, só um destaque. O ingresso por meio da nota do ENEM, não tem ligação com bolsas de estudo, é apenas a forma de processo seletivo.

Vestibular meio do ano ou no final?

E aí, o que é melhor? Fazer o processo seletivo no meio do ano ou no final? Bom, a resposta é: depende. Para tomar essa decisão, você deve levar em consideração alguns quesitos.

Primeiro, se você é estudante do ensino médio ou já concluiu. Se já tiver terminado, você fará o vestibular para ingressar em um dos cursos de graduação já no 2º semestre. Agora, se você ainda está na escola, também poderá fazer a prova no meio do ano e reservar a sua vaga para o próximo semestre, mediante o pagamento da matrícula.

No vestibular do final do ano, não há a possibilidade de reservar vagas, visto que os alunos do ensino médio concluirão a tempo de iniciar as aulas na faculdade.

Um mito que circula por aí é que a prova do vestibular é mais fácil no meio do ano. Não caia nessa, viu? As provas não têm diferença de grau de dificuldade.

Posso reservar vaga?

Se você está no terceiro ano do ensino médio, é claro que é preciso aguardar o término para iniciar o curso de graduação. Se você fizer a prova no meio do ano, você terá a opção de reservar a vaga.

Para garantir sua vaga para o primeiro semestre do próximo ano, você precisar efetuar a matricula, logo após o vestibular, na data estipulada, e realizar o pagamento da mesma. Ah, o legal é que você pode parcelar a sua matrícula nos meses do segundo semestre, ficando apenas o reajuste do mês de dezembro.

Prontinho, assim a sua vaga já está garantida e é só esperar ansioso pelo início das aulas!

O que precisa para a matrícula?

Para se matricular em um dos cursos da Toledo Prudente, você precisa apresentar os seguintes documentos:

Certificado de Conclusão do Ensino Médio, Histórico Escolar de Ensino Médio, Certidão de Nascimento ou Casamento, Cédula de Identidade, Título de Eleitor, Certificado Militar ou Atestado de Alistamento Militar, CPF, foto 3x4 recente, Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (devidamente preenchido e assinado).

Se você for menor de 18 anos, vamos precisar dos documentos do seu responsável também: CPF e um dos documentos - RG, CNH ou a Carteira de Trabalho.

Ah, todos os documentos devem ser apresentados em cópias. Caso você seja menor de idade, deverá estar acompanhado de seus responsáveis legais no momento da matrícula, tá?

Laís, se eu ainda não concluí o ensino médio, como vou apresentar o Certificado de Conclusão e o Histórico Escolar? Calma, calma! Nesse caso, você poderá apresentar o atestado de matrícula da 3ª série do Ensino Médio ou um documento equivalente, que você consegue junto à secretaria da sua escola.

Daí quaaaando concluir, aí sim, pode trazer os documentos oficiais.

Vestibular

Como me preparar?

Afinal, como devo me organizar para estudar e ter um bom resultado no vestibular? O primeiro ponto é: fique tranquilo! Não adianta se dedicar tanto aos estudos e ficar tão nervoso com a prova.

Procure conhecer o edital do vestibular. É importante saber quais matérias a faculdade exige para seu processo seletivo. Assim, fica mais fácil se organizar e dedicar o seu tempo sem exageros.

Organize seus horários. Você ganhará tempo, na verdade, se organizar seus horários de estudo. Procure priorizar as matérias em que tem mais dificuldade e assim ficará mais fácil.

Descanse. Seu dia não pode ser apenas para estudar né? Se você já estuda em uma escola, ou trabalha, além de dedicar um tempinho do seu dia para o estudo em casa, você precisa fazer outras atividades que te dão prazer. Separe um tempo para ler um livro, escutar música, conversar com os amigos, praticar exercícios físicos, ou o que mais gosta de fazer. Isso é muito importante para manter um equilíbrio.

Alimente-se bem. Olha, de que adianta você dedicar tanto tempo para estudar e não se alimentar direito? Escute a mamãe, a vovó, a titia, elas têm muita razão, viu! Já ouviu aquela expressão popular “Saco vazio não para em pé”? Pois, é, principalmente nos dias que antecedem a prova, você precisa estar com sua alimentação em dia. Evite produtos gordurosos, comidas pesadas, dê preferência a comidas leves e naturais. Você não vai querer chegar no dia do vestibular com ‘piriri’ né?

Ah, pra te ajudar, você pode baixar nossa última prova dar uma treinada. Bom estudo!

Dúvidas?

É claro que, ainda assim, você pode ter ficado com alguma dúvida sobre o processo seletivo. Mas não fique apreensivo, que tal um contato pessoal para tirar todas as suas dúvidas? Entre em contato por meio do nosso WhatsApp (18) 99602-8656.

VEM VESTIBA!