Série: Sobre Administração – Post II
Olá, sejam bem-vindos a mais uma série do blog do curso de Administração da Toledo Prudente.
Em nosso post anterior, vimos que é a partir da Economia que as empresas tomam decisões para melhor direcionar seus recursos e atingir de forma eficiente suas metas.
Hoje daremos continuidade ao assunto falando brevemente sobre os conceitos de demanda e oferta.
O que é Demanda?
Demanda é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado, pode também ser interpretada como a procura de um bem, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos, como:
Agora, vamos compreender o significado do conceito de oferta:
O conceito de Oferta está relacionado com a quantidade de bens ou serviços que as empresas desejam vender em determinado espaço de tempo. A Oferta depende de algumas variáveis, dentre elas estão:
Imagino que você deve estar se perguntando, qual é o Impacto da Oferta e Demanda no mercado
A análise da oferta e da demanda é uma ferramenta que os gestores podem utilizar para ter uma visão abrangente dos mercados.
Muitas empresas fracassam porque seus gestores se dedicam apenas às decisões do dia-a-dia, sem ter uma clara imagem das tendências de mercado e das mudanças que podem ocorrer no futuro.
Neste sentido, podemos dizer que as previsões de demanda e oferta é uma ferramenta a ser utilizada pelos Administradores para predizer tendências em mercados competitivos.
Gostou? No próximo post iremos falar sobre a Evolução da Administração e os novos modelos de Negócios.
Até a próxima!
Referências
Baye, Michael R. Economia de empresas e estratégias de negócios. 6. ed.Porto Alegre : AMGH, 2010.