Você certamente já ouviu falar a respeito dos processos de recrutamento, seleção e socialização, não é mesmo?
O blog de hoje tem como objetivo tirar suas dúvidas a respeito destas importantes atividades que são desenvolvidas por Administradores e Gestores de Pessoas diariamente nas organizações.
Vamos lá!
Em primeiro momento é importante destacar que Recrutamento, Seleção e Socialização são processos indispensáveis e fundamentais para a eficiência da área de Gestão de Pessoas, mas não possuem o mesmo significado.
Portanto, vamos conhecer o conceito de cada um destes processos:
O Recrutamento é o processo de atrair candidatos para uma vaga, pode ser realizado por meio de anúncios em diversos meios de comunicação. Os métodos mais utilizados pelas empresas são o recrutamento interno, o recrutamento externo e o recrutamento misto.
Vamos conhecer as principais diferenças entre estes métodos:
O processo de seleção de pessoas tem como objetivo buscar dentre os candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados aos cargos vagos em uma instituição. Vale destacar que o nível de satisfação de uma empresa com o candidato recrutado depende diretamente de sua aderência do cargo.
Já o processo de socialização, tem como objetivo envolver as pessoas para que elas se adequem às diretrizes de uma instituição. É por meio da socialização que são transmitidos valores, crenças e princípios aos novos colaboradores, para que este não apenas a conheça, mas que exista maior conexão entre a empresa e indivíduo.
É importante destacar que para que estes processos sejam conduzidos de forma adequada é necessário a formulação de políticas de Gestão de Pessoas integradas e conectas com as diretrizes estratégicas de uma instituição.