administracao escolar.jpg

Durante minha graduação em Administração, realizei estágio remunerado na função de Auxiliar Administrativo na secretaria de uma escola.

Esta experiência me permitiu realizar algumas problematizações a respeito da natureza dinâmica da escola, da gestão deste espaço, bem como da possibilidade da presença de um administrador neste local.

O diretor exerce o cargo de maior hierarquia em uma unidade escolar. Para tanto, é necessário possuir uma visão holística a respeito de todos os aspectos que envolvem a escola, sobretudo no que tange aos aspectos pedagógico, administrativo, financeiro, relacionamento interpessoal, recursos humanos, análise de dados, infraestrutura e relacionamento com a comunidade. Tudo isso convergindo de modo que nenhum aspecto prejudique ou se sobreponha aos demais.

A literatura especializada da área tem enfatizado a necessidade de o diretor exercer uma gestão dinâmica e democrática. Nesse sentido, Santos considera que:

O bom funcionamento de uma escola depende, em grande parte, do administrador que a dirige. Se “burocrata”, “legalista” ou “formalista” a escola poderá parecer boa, bem organizada, mais sem dinamismo. O trabalho pedagógico não é partilhado, não há esforço coletivo, mas apenas um trabalho individual em que cada funcionário ou professor constrói seu pequeno “feudo” (2002, p. 76).

A escola, por ser instituição de caráter público, precisa ser organizada e estar de acordo com todo um conjunto de legislações específicas. Por outro lado, a afirmação de Santos ressalta que a instituição, por ser composta por vários grupos de pessoas, precisa de certo dinamismo nessas relações interpessoais que extrapolam a gestão burocrática. Em outros termos, se a função de diretor é a de maior hierarquia na escola, este precisa ser um líder inspirador para toda a equipe e comunidade.

Essa necessidade de dinamismo e liderança aponta para a organização administrativa da escola que é composta por órgãos colegiados, de modo que a gestão não é exercida somente pelo diretor, mas por toda a comunidade que compõe o colegiado: diretor, professores, funcionários do quadro administrativo, alunos, pais, membros da comunidade externa.

A gestão colegiada, nesse sentido é democrática ao valorizar as necessidades de todos esses atores, que conhecem os problemas locais e participam das tomadas de decisão conjuntamente.

Topics: administração escolar, administrar escolas, administrador de escolas, papel da administração nas escolas

Thiago Vasconcelos

Written by Thiago Vasconcelos