Olá, sejam bem vindos a mais uma série do curso de Administração da Toledo Prudente.
Nessa série iremos falar sobre Finanças Corporativas e o Post de hoje tem como objetivo esclarecer quais são os tipos de decisões que um Administrador Financeiro é responsável.
Prontos? Então, vamos lá!
Antes de falar sobre os tipos de decisões que um administrador financeiro é responsável, é importante esclarecer o que são finanças corporativas.
Finanças Corporativas é um estudo do relacionamento entre as decisões de negócios e o valor de uma empresa. Assim, o administrador financeiro é responsável pela tomada de decisões.
Estas decisões dividem-se em:
Vamos aprender um pouco mais sobre cada uma dessas decisões:
As decisões de investimentos estão relacionadas às decisões de longo prazo, como por exemplo: a mudança de instalação e capacidade produtiva de uma fábrica, a substituição de maquinários e equipamentos;
As decisões de financiamentos relacionam-se com a fonte de recursos que será utilizada nas decisões de investimentos. As fontes de recursos podem ser do capital dos sócios e acionistas, capital de terceiros e também podem ser originadas dos lucros de resultados anteriores da organização;
Já a administração de Capital de Giro relaciona-se com o ciclo operacional da empresa, ou seja, o intervalo de tempo que uma empresa gasta para executar todas as suas atividades operacionais.
As atividades operacionais de uma empresa começam na aquisição da matéria – prima e terminam no momento de recebimento da venda. Na administração de capital de giro, devem ser levadas em consideração as políticas de crédito e cobrança, além de pagamento de fornecedores.
Em nosso próximo, post iremos falar sobre a importância da assertividade nas decisões financeiras.
Até a próxima!