Acesse nosso portal

contabilidade-4.jpg

No post de hoje iremos falar sobre as habilidades do Administrador.

Estão prontos? Então, vamos lá!

Para administrar uma empresa são necessárias uma série de habilidades e estas são divididas em três categorias, são elas:

1. Habilidade Conceitual;
2. Habilidade Humana;
3. Habilidade Técnica.

Agora, vamos conhecer detalhadamente cada uma dessas habilidades:

As habilidades conceituais são aquelas que se referem à capacidade cognitiva de considerar a empresa como um todo e perceber as relações entre as partes.

Esse tipo de habilidade envolve o conhecimento do lugar que uma equipe deve ocupar na empresa e como se encaixa. A habilidade conceitual mostra a capacidade de raciocinar estrategicamente, para ter visão ampla e de longo prazo, para identificar, avaliar e resolver problemas complexos.

As habilidades conceituais são necessárias para todos os gestores, especialmente para aqueles que ocupam cargos de níveis hierárquicos mais elevados.

As habilidades humanas envolvem a capacidade do administrador de trabalhar com e por outras pessoas e de atuar de maneira eficaz como um membro da equipe. Estas habilidades são evidentes na maneira como o gestor se relaciona com outras pessoas, o que inclui a capacidade de motivar, facilitar, coordenar, liderar, comunicar e resolver conflitos.

Dentre estas habilidades, a habilidade motivacional é o fator mais importante para que as pessoas se sintam engajadas no trabalho e comprometidas com a empresa. As habilidades humanas são cada vez mais importantes para os administradores em todos os níveis e em todos os tipos de empresa.

As habilidades técnicas proporcionam o domínio de tarefas específicas e o domínio no desempenho delas. Faz parte deste tipo de habilidade o domínio de métodos e técnicas em funções específicas, para atuar nas áreas de finanças, gestão de pessoas, gestão da produção e marketing. Essas habilidades são importantes em níveis organizacionais mais baixos. No entanto, elas se tornam menos importantes do que as habilidades humanas e conceituais à medida que os gestores sobem de cargo.

Imagino que você deve estar se perguntando o que acontece quando um Administrador não possui domínio em alguma destas habilidades.

Constantemente os Administradores devem redobrar a atenção e aplicar todas as habilidades e competências de forma que elas beneficiem a empresa e todos os envolvidos na organização, como os colaboradores, clientes, investidores e a comunidade.

Referências:

Daft, Richard L. Administração. 3. Ed. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2017.

Quer saber um pouco mais?

Venha fazer Administração na Toledo Prudente e desenvolva habilidades para ser um Administrador de sucesso!

Cíntia Evangelista

Written by Cíntia Evangelista

Coordenadora do curso de Administração

Recent Posts

Inscreva-se em nosso blog