Acesse nosso portal

saiba-o-que-dizer-sobre-seu-perfil-profissional.jpg

As melhores vagas de trabalho tem ficado cada vez mais competitivas, o profissional dedicado e proativo se tornou um perfil comum diante da competitividade.

Atualmente o que tem chamado atenção das empresas é um perfil profissional que gera resultados, que seja compatível com a cultura da empresa, que possua inteligência emocional, que saiba trabalhar em equipe e que realiza a autogestão do conhecimento.

Vamos aprender um pouco mais sobre essas características?

  • Gerador de resultados

Trata-se do que você pode entregar para a empresa com relação a resultados, principalmente sobre resultados financeiros. Por isso, é muito importante saber identificar o grau de produtividade do seu trabalho e se ele agrega valor ao negócio, a marca da empresa. 

  • Compatibilidade com a cultura da empresa

O profissional que se identifica com a missão, visão e valores da empresa apresentará melhores condições para exercer um bom trabalho. O mesmo se dá na imagem e conceito que a empresa quer passar, pois se o profissional não compartilhar da mesma ideia da empresa, terá dificuldades em trabalhar em equipe e consequentemente não alcançará o resultado final proposto por ela. 

  • Inteligência emocional

Inteligência emocional é o equilíbrio entre a razão e a emoção, ou seja, é a capacidade do indivíduo lidar com situações adversas e reconhecer que passam e são superadas.

Em meio a pressões, metas, muitas vezes o emocional quer nos desmotivar fazendo pensar que não conseguiremos, a inteligência emocional nos auxilia a enxergar as possibilidades e nos impulsionar para alcança-las, e se mesmo assim não conseguirmos, nos auxiliará a analisar o ocorrido e dar suporte para explicar o que ocorreu, e retomar buscando novas estratégias. 

  • Trabalho em equipe

Trabalho em equipe é fundamental para todos os tipos de empresa, por isso o profissional que deseja ter um bom desempenho é importante saber cooperar com os outros colaboradores, ter empatia para reconhecer que seu trabalho gera impacto no trabalho de outros colaboradores, e para que alcancem juntos o objetivo da empresa. 

  • Autogestão do conhecimento

Autogestão do conhecimento é a capacidade do indivíduo gerir sua própria capacitação. A busca por conhecimentos se faz necessária diante da competitividade do mercado de trabalho e os profissionais precisam se manter atualizados diante das ferramentas técnicas e/ou de gestão. Além dos livros a internet vem contribuído e contribuirá cada vez mais.

Vale a pena lembrar que os resultados atingidos em sua carreira profissional são frutos apenas do seu esforço, então que tipo de profissional você deseja ser? Quais cargos deseja atingir? Evolua sempre!

Chegamos ao fim da Série “De portas abertas para o Mercado de Trabalho.

Espero que tenham gostado!

Quer saber mais?

Vem estudar na Toledo Prudente!

 

Topics: Mercado de Trabalho, perfil profissional, perfil desejado

Jéssica Fioravante

Written by Jéssica Fioravante

Coordenadora do Núcleo de Estágio e Emprego da Toledo Prudente

Recent Posts

   

Inscreva-se em nosso blog