arquiteto dirige obras.jpg

Ao se deparar com a escolha da profissão, muitos alunos podem encontrar dificuldades sobre as diferenças entre Arquiteto e Urbanista e o Engenheiro Civil.

Dizem por aí que os arquitetos só podem fazer projetos de edificações de até 4 pavimentos e que somente o Engenheiro Civil pode acompanhar obras.

Você sabia que isso não é verdade?

A primeira coisa que precisa ficar clara é que a atividade projetual é a principal atribuição dos arquitetos que estudam durante 5 anos para conseguir obter um melhor resultado plástico, estético, funcional e belo para qualquer tipo de projeto ... de um ponto de ônibus à um terminal urbano, de uma guarita à um edifício vertical, de uma simples cobertura à um porto inteiro...

Assim posto, os arquitetos não podem somente projetar até quatro andares... os arquitetos podem projetar edificações e projetos urbanos de qualquer natureza.

Com relação à direção e acompanhamento de obras há também uma falsa impressão de que isso é atividade restrita de engenheiros civis algo que também é preocupante uma vez que na formação do profissional arquiteto, diversos conteúdos para planejamento e controle de obra são aprendidos.

O acompanhamento e direção de obras é sim também atribuição de arquitetos e nada melhor do que aquele que desenvolveu o projeto possa acompanhar a evolução da obra.

Quanta responsa, não?

Topics: Arquitetura e urbanismo, arquiteto pode dirigir obras, arquitetura e obras, arquiteto e obras

Júlia Fernandes

Written by Júlia Fernandes