Ruy Ohtake é um arquiteto brasileiro responsável por mais de 300 importantes obras. É um profissional renomado e bastante reconhecido, tanto no Brasil, quanto no exterior.
Entre suas obras mais conhecidas no Brasil, os hotéis Unique e Renaissance, o Parque Ecológico do Tietê, a sede social e cultural do São Paulo Futebol Clube, Estádio do Bezerrão e o Brasília Shopping.
No exterior, ele ainda assina as obras da Embaixada Brasileira em Tóquio, no Japão, e pelos jardins e pelo museu aberto da Organização dos Estados Americanos, em território americano.
CONTRIBUIÇÕES DO ARQUITETO PARA UMA FAVELA DA CAPITAL
Você sabia que a Arquitetura e Urbanismo pode interferir na cultura e no bem-estar de uma rua de um bairro e até mesmo de uma cidade?
A história do artista revela de forma interessante como isso pode ocorrer. Durante uma entrevista, Ohtake afirmou que a Favela de Heliópolis era uma das áreas mais feias da cidade de São Paulo e isso causou bastante indignação na comunidade.
Desde então, Ruy Ohtake foi desafiado pelos próprios moradores a tornar aquele local mais agradável e com melhor qualidade de vida.
A primeira proposta do artista para aquela comunidade se deu em 2003, por meio do projeto ‘Identidade Cultural de Heliópolis’, quando foram inseridas mais cores em seus prédios, casas e locais de grande movimentação.
Com o passar dos anos, o arquiteto conquista a confiança da comunidade de Heliópolis e propõe ainda em 2008, a criação de um centro educativo cultural com biblioteca, creche, escola técnica e praças, projetos que levam lazer, informação e cultura para os moradores do local.
Neste blog, pretendemos debater, analisar e conversar sobre a profissão do Arquiteto e Urbanista, artistas de destaques, novidades no mercado de trabalho de trabalho, tendências de mercado e novas possibilidades de atuação.
Quem vem comigo?