Acesse nosso portal
espacos-urbanos-em-discussao.jpgPensar nos espaços públicos representa um dos maiores desafios para os futuros profissionais de arquitetura e urbanismo.

Quase sempre, as cidades crescem rapidamente em sem nenhum tipo de relação entre as suas partes. Dessa forma, os espaços públicos acabam ficando cada vez mais segregados e restritos.

Por definição, espaço público é considerado como aquele que seja de uso comum e posse de todos. Entendendo-se como local de encontros e relações.

O arquiteto holandês, Tom Avermaete, reforça que governos e instituições de planejamento têm normalmente trabalhado esses temas a partir de instrumentos de planejamento tradicionais, imaginando que as cidades se mantenham controláveis se gerenciadas a partir da grande escala e negligenciando, assim, princípios de crescimento que normalmente acontecem no nível do edifício ou de um projeto urbano particular.

A questão do espaço público na cidade contemporânea precisa ser pensada a partir da escala do projeto de arquitetura. É precisamente nessa escala do desenvolvimento urbano que decisões estratégicas para o domínio público sejam tomadas, e que futuros arquitetos possam ser desafiados a trazer novas perspectivas e aproximações.

Assista o Vídeo de Arquitetura e Urbanismo

Topics: Arquitetura e urbanismo, Planejamento, Espaços Públicos, Cidades

Paulo Sereguetti

Written by Paulo Sereguetti

Assessor de Comunicação da Toledo Prudente Centro Universitário

Recent Posts

   

Inscreva-se em nosso blog