Escrevo este pequeno texto para expressar a experiência intensa e marcante que me foi proporcionada no II Simpósio de Arquitetura e Engenharias.
Ser agraciado com o privilégio de apreciar um gênio da Arquitetura brasileira e mundial não é fato para se esquecer. Cenas que a memória não deixa apagar, palavras que foram ditas foram efetivamente gravadas. O mestre nos ensinou que as pessoas devem ser nossa premissa fundamental para o exercício da nobre arte.
O salão cheio de pessoas ávidas por ouvir, aprender e apreciar aquele vívido senhor: Ruy Ohtake.
Emblemáticas e icônicas obras foram apresentadas, nos deleitamos com suas histórias de bastidores, minúcias de projetos e suas concepções.
Uma imersão da experiência de um arquiteto que é expert em se comunicar por meio do desenho: linhas nasciam livres e o croqui elucidava o projeto. Um deleite visual e êxtase de emoção ao ver aquilo tudo ao vivo!
Minutos depois, o mestre encerrava sua aula e sonoros murmúrios de lamentação ecoaram pelo recinto, indício certeiro que gostaríamos que aquele momento de felicidade não acabasse tão cedo. Restou a todos o consolo de um sentimento compartilhado, o privilégio de apreciar o gênio valeu a pena.
Ícone - Ruy Ohtake, um profissional que leva o nome da Arquitetura e Urbanismo para o Brasil e para o mundo. Confirmou em mim a escolha certa de vida e profissão, pois essas andam lado a lado, assim como sua genialidade e humildade.
Com certeza, é um profissional para inspirar todos aqueles que pretendem ingressar na carreira!